Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Federação Portuguesa do Caminho de Santiago formalizada

A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago vai ser criada na sexta-feira, em Vila Pouca de Aguiar, unindo 60 entidades com o objetivo de implementar uma estratégia e sinalética comum nestas vias de peregrinação.

Federação Portuguesa do Caminho de Santiago formalizada
Notícias ao Minuto

10:27 - 14/05/19 por Lusa

País Vila Pouca de Aguiar

De acordo com informação disponibilizada pela Câmara de Vila Pouca de Aguiar, trata-se de uma associação de caráter cultural sem fins lucrativos, que terá sede neste concelho do distrito de Vila Real e vai exercer a sua ação em todo o território nacional.

A criação desta federação foi coordenada precisamente pela Câmara de Vila Pouca de Aguiar, que é a representante nacional da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago.

De acordo com o município, a federação tem como objetivo a promoção, divulgação, organização e gestão dos Caminhos de Santiago em território nacional.

Pretende-se ainda delinear e implementar "uma estratégia comum em todo o país", bem como uma "sinalética igual" nestas vias de peregrinação.

A federação visa também "revitalizar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago como importantes vias de peregrinação a Santiago de Compostela, recuperando, preservando e promovendo também o património histórico-cultural e religioso associado ao caminho, a interculturalidade dos povos e impulsionando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas".

Os Caminhos de Santiago, que atravessam Portugal de sul para norte, são seguidos pelos peregrinos há séculos e têm como destino a Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha.

Atualmente podem identificar-se três percursos principais: o Caminho da Costa, que parte do Porto, atravessa o Minho até Espanha, o Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha por Vilarelho da Raia, e o Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar, Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para norte.

O concelho de Vila Pouca de Aguiar está incluído no Caminho Interior, o único a nível nacional que tem o selo de itinerário cultural europeu.

Em território nacional, o Caminho Português Interior de Santiago inclui, de sul para norte, os concelhos de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.

A escritura oficial da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago está marcada para sexta-feira, na vila termal de Pedras Salgadas, e vai ser antecedida de uma caminhada em trilho de Santiago.

No dia anterior, na quinta-feira, decorre o seminário internacional "Caminho de Santiago, um caminho no mundo", no qual será aprofundado o tema "Caminho de Santiago no contexto europeu e mundial".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório