Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Vai em peregrinação até Fátima? Siga estes conselhos

A GNR começa, este sábado, ações de patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos.

Vai em peregrinação até Fátima? Siga estes conselhos
Notícias ao Minuto

13:16 - 27/04/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Religião

Como é já tradição, milhares de pessoas iniciam, em abril, a peregrinação anual até Fátima por ocasião do aniversário das aparições aos três pastorinhos na Cova da Iría que se celebra a 13 de maio.

Para garantir a segurança de todos os peregrinos, que muitas vezes se transformam em vítimas mortais de acidentes rodoviários ao longo do percurso, a GNR vai patrulhar as principais vias que dão acesso a Fátima e que são, por norma, as escolhidas por quem se dirige à cidade a pé.

Mas não só.

A GNR deixa também alguns conselhos a todos os peregrinos para que possam fazer a sua caminhada religiosa em segurança.

Se vai a pé até Fátima saiba que deve “andar em fila indiana” e “sinalizar o início e o fim dos grupos” que devem caminhar, não na estrada, mas na “berma” e sempre na “berma contrária ao sentido do trânsito”.

A GNR aconselha os peregrinos a não caminharem em locais “onde seja proibida a circulação de peões” e a “usar sempre, seja de dia ou de noite, coletes refletores” que permita aos condutores identificarem a sua presença.

“Se for preciso reunir o grupo”, refere a GNR, o mesmo deve ser feito “sempre fora da estrada”.

E para que a atenção ao que se passa no meio envolvente seja a máxima, os peregrinos não devem caminhar com auscultadores nos ouvidos, nem utilizar o telemóvel durante a caminhada.

Por fim, não ande sozinho durante a noite e tome especiais cuidados quando tiver de atravessar a estrada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório