Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Dois dos feridos do acidente na Madeira são portugueses

A informação foi confirmada por fonte hospitalar em conferência de imprensa.

Dois dos feridos do acidente na Madeira são portugueses
Notícias ao Minuto

23:12 - 17/04/19 por Filipa Matias Pereira

País Hospital

O Hospital do Funchal realizou uma conferência de imprensa ao final da noite desta quarta-feira, confirmando a informação avançada anteriormente pelo autarca da região, Filipe Sousa, de que um dos feridos graves morreu. Trata-se de uma mulher de nacionalidade estrangeira que estava internada na unidade de cuidados intensivos. Há, assim, 29 mortes a lamentar

Pedro Freitas, adjunto da direção clínica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, um dos responsáveis por fazer a atualização do estado de saúde das vítimas, indicou ainda que dois dos 27 feridos são portugueses "e estão no bloco [operatório]". Estas vítimas "não estavam no interior do autocarro". 

Dos feridos, que são todos adultos, três necessitaram de ser encaminhados para o bloco operatório. Esclareceu ainda o clínico que três dos feridos estão internados na sala de observações da urgência, enquanto que outros 20 permanecem numa ala de observação também da urgência, mas menos monotorizada. Duas das vítimas já tiveram alta.

Não há, de momento, "necessidade de transferência de vítimas para outros locais", garantiu.  

Tomásia Alves, presidente da unidade hospitalar, ressalvou que desde a chegada das primeiras vítimas ao hospital, que "ocorreu pelas 19h", "foi de imediato prestado apoio às vítimas e familiares e criadas linhas de apoio para esclarecimento dos envolvidos". 

A afluência determinou a aplicação de "um plano de emergência permitindo ativar um gabinete de apoio na consulta externa e as pessoas que precisarem". Com efeito, quem necessitar de informações deve contactar "os números de telefone seguintes: 291705659, 291705778, 291705679". 

Perante o incidente, "o serviço de saúde apela às pessoas que recorram à urgência apenas em situações urgentes ou emergentes". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório