Descarga da Fundação Champalimaud para o Tejo é na verdade "água e lama"

Vídeo partilhado nas redes sociais gerou várias críticas.

Notícia

© Wikimedia Commons

Natacha Nunes Costa
10/04/2019 11:20 ‧ 10/04/2019 por Natacha Nunes Costa

País

Lisboa

Um vídeo que mostra uma descarga da Fundação Champalimaud para Tejo, publicado nas redes sociais a semana passada, tem sido amplamente partilhado pelos internautas nos últimos dias. As críticas não se fizeram esperar e foram muitos que acusaram a fundação de estar a poluir o rio. Contudo, segundo a instituição, o líquido não passa de “água e lama” precisamente retirados do rio.

O Notícias ao Minuto falou com o departamento de comunicação da Fundação Champalimaud, que explicou que o líquido de cor escura que se vê a sair de um tubo diretamente para o rio advém do “momento de limpeza regular do sistema de refrigeração, um sistema amigo do ambiente e que usa água do rio, poupando energia”.

Isto é, a descarga não é de nenhum resíduo poluente, nem de sangue, é apenas “água e lama que entram no sistema e depois são devolvidas ao rio, de onde são originárias”, garante ainda a Fundação. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas