Salvador, o bebé-milagre, é notícia lá fora

O caso de Salvador e de Catarina Sequeira tem sido notícia, não só em Portugal, como além fronteiras.

Tudo o que precisa de saber sobre a prematuridade

© iStock

Filipa Matias Pereira
30/03/2019 09:28 ‧ 30/03/2019 por Filipa Matias Pereira

País

BBC

Salvador, o filho prematuro de Catarina Sequeira que foi mantida em suporte orgânico de vida até que os médicos considerassem que era viável realizar o parto, é notícia na imprensa internacional. A BBC noticiou o caso, titulando que nasceu o bebé português cuja mãe esteve em morte cerebral durante três meses.

Esclarece o meio de comunicação britânico que a canoísta foi declarada morta em dezembro do ano passado, na sequência de uma crise de asma que a terá levado a desmaiar.

Catarina ficou privada de oxigénio e entrou em morte cerebral. Já quanto ao bebé, explica a BBC, nasceu de 31 semanas e seis dias e permanece internado na unidade neonatal do Hospital de São João. Este não é, no entanto, o primeiro caso do género em Portugal, refere ainda. "Durante 56 dias, um ventilador esteve ligado ao seu organismo de modo a permitir que o bebé sobrevivesse no seu útero", pode ler-se.

Já quanto à decisão de manter a grávida em suporte orgânico de vida até ao parto, refere a BBC que a intenção dos médicos era prolongar a gestação até esta sexta-feira, altura em que se completariam 32 semanas, mas a condição respiratória de Catarina deteriou-se e a cesariana teve de ser realizada na madrugada desta quinta-feira. Este período, 32 semanas de gestação, é o considerado pelos médicos como o mais provável para garantir a sobrevivência do bebé.

Mas este não foi o único órgão de comunicação social britânico a noticiar o sucedido em Portugal. Também os jornais The Sun, Daily Mail e Mirror o fizeram, à semelhança do portal Russia Today

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas