Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Bairro da Jamaica: Dois agentes da PSP alvo de processos disciplinares

A PSP instaurou dois processos disciplinares na sequência dos incidentes ocorridos no Bairro da Jamaica, no Seixal, a 20 de janeiro.

Bairro da Jamaica: Dois agentes da PSP alvo de processos disciplinares
Notícias ao Minuto

18:31 - 29/03/19 por Melissa Lopes

País Incidente

A informação foi prestada pelo Ministério da Administração Interna (MAI). Numa nota divulgada, a tutela refere que o processo de inquérito sobre os acontecimentos ocorridos no Bairro da Jamaica, a 20 de janeiro, foi elaborado pela PSP, tendo sido concluído a 22 de março de 2019. 

"Desse processo resultou a instauração de dois processos disciplinares por despacho do Diretor Nacional da PSP, além da prorrogação da instrução do inquérito por 15 dias úteis com vista à realização de diligências complementares no âmbito do processo", pode ler-se. 

Os incidentes no Bairro da Jamaica colocaram em causa a atuação da polícia e, recorde-se, desencadearam uma manifestação  na Avenida da Liberdade, no dia seguinte, que resultou em confrontos entre a polícia e os manifestantes, tendo a autoridade disparado balas de borracha. 

Os incidentes entre elementos da PSP e moradores no bairro da Jamaica, no dia 20 de janeiro, resultaram em cinco civis e um polícia feridos, sem gravidade, tendo sido detida uma pessoa, entretanto libertada.

Segundo a Polícia, a PSP foi alertada para "uma desordem entre duas mulheres", tendo deslocado para o local uma Equipa de Intervenção Rápida da PSP de Setúbal. Na ocasião, um grupo de homens reagiu à intervenção dos agentes da polícia quando estes chegaram ao local, atirando pedras.

Nas redes sociais foram colocados vídeos a circular em que são visíveis confrontos entre agentes policiais e moradores do Bairro da Jamaica.

Além da PSP, também o Ministério Público abriu um inquérito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório