Meteorologia

  • 17 JUNHO 2019
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 16º

Edição

Fãs do Carnaval reagem a polémica com imagem de Nossa Senhora

A imagem em causa é a 'Santa da Bola', uma imagem de Nossa Senhora, com uma bola no lugar do rosto e empunhando uma placa onde se lia "Cristiano! Dá-me a tua camisola!".

Fãs do Carnaval reagem a polémica com imagem de Nossa Senhora

Na sexta-feira, a organização do Carnaval de Torres Vedras decidiu proceder à retirada da imagem de uma Nossa Senhora do seu monumento de homenagem ao Carnaval.

Em causa estava o facto de a paróquia da cidade de Torres Vedras se ter manifestado "ofendida com a presença da imagem no monumento" e ter solicitado "a sua remoção".

"Sabendo que no Carnaval a sátira não deve ser levada a mal, mas cientes do desconforto que esta poderia causar nos foliões crentes, a organização do Carnaval de Torres Vedras optou por solicitar ao artista plástico a remoção da imagem do monumento", justificou a empresa municipal Promotorres.

A retirada aconteceu na sexta-feira e desde logo não agradou aos fãs daquele que se autotintitula como o Carnaval mais português de Portugal.

Nas redes sociais têm sido variadas as reações e há quem chegue a mostrar-se indignado por a Igreja não ser tão célere em mostrar o seu descontentamento com outras situações, como são os abusos sexuais na igreja, um tema bastante falado nos últimos dias, sobretudo pela voz do Papa Francisco.

"Isto já não é Carnaval não é nada. As pessoas estão cada vez piores. O Carnaval mais Português de Portugal, o melhor Carnaval do mundo e ainda se vão queixar!!! É Carnaval ninguém leva a mal!!!", refere um utilizador da rede social Facebook, enquanto outros apontam a necessidade de se saber "a diferença entre uma brincadeira de Carnaval e a tão 'sagrada' religião". Há, ainda, quem alegue que é preciso respeitar opiniões, defendendo assim a retirada da Santa.

A imagem em causa é a 'Santa da Bola', uma imagem de Nossa Senhora, com uma bola no lugar do rosto e empunhando uma placa onde se lia "Cristiano! Dá-me a tua camisola!".

Na ausência da referida Santa, e ainda que quase numa luta contra o tempo, houve quem quisesse garantir que a Santa Bola marcasse presença, se não através do monumento, pelo menos através do seus próprios pés, envergando uma máscara em ilusão à dita.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório