A relação entre Marcelo Rebelo de Sousa e o rei Felipe VI mereceu 'honras' de destaque no El País, que este sábado se refere à relação entre os dois como uma "grande amizade".
Embora comece por enaltecer as muitas diferenças entre os dois, a publicação refere que há algo que os une e que se tem intensificado.
"Na aparência são muito distintos. O rei tem 51 anos, o presidente 70. Felipe VI tem um carácter mais comedido, Marcelo é mais expansivo", nota, para depois constatar: "entre os dois, em mais de dois anos, surgiu uma forte química e uma admiração mútua que se traduz numa relação pessoal constante e intensa".
A boa relação é confirmada mesmo por fontes da Casa do Rei que afirma que "há uma muito boa relação e confiança entre os dois".
Para o El País,a relação entre Portugal e Espanha sempre teve um "vínculo forte" devido à sua história e trajetória. Contudo, essa tem, agora, também uma "extraordinária expressão institucional numa relação entre os seus chefes de Estado que, para além da consideração diplomática, mantêm uma amizade pouco habitual entre mandatários".
A análise da relação entre Felipe VI e Marcelo surge depois de os dois terem estado juntos, na passada quarta-feira, no âmbito da entrega do Prémio Paz e Liberdade da Associação Mundial de Juristas, em Madrid.
A imprensa espanhola, especialmente o El País, tem andado atenta à realidade portuguesa. Ontem foi notícia um artigo deste jornal em que era feita uma análise à Função Pública em Portugal e onde eram apontados os "privilégios" dos funcionários públicos portugueses.