Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Empresário português encontrado morto em Angola. Terá sido assassinado

Um cidadão português de 85 anos, residente em Angola há 60, foi encontrado hoje morto em casa, com a polícia angolana a admitir poder tratar-se de um assassinato, disse à agência Lusa um funcionário das empresas da vítima.

Empresário português encontrado morto em Angola. Terá sido assassinado
Notícias ao Minuto

14:09 - 03/02/19 por Lusa

País Polícia

Segundo Fernando Carvalho, técnico de contas do Restaurante Capri e da Tété e Gouveia Limitada, Adérito Florêncio Tété, natural de Trás-os-Montes, foi encontrado no quarto da sua residência, tendo, "aparentemente", sido agredido por desconhecidos com uma tábua de lavar roupa à mão.

Fernando Carvalho, também presidente da Associação de Turismo, Hotelaria, Restauração e Similares de Malanje, indicou à Lusa que o sangue da vítima é "consistente" com o que se encontra na tábua e que foi essa a "primeira hipótese" colocada pelo inquérito entretanto iniciado pelos Serviços de Investigação Criminal (SIC) locais, após uma análise preliminar.

A Lusa tentou, sem sucesso, contactar a polícia de Malanje e o Consulado Geral da Portugal em Angola.

Segundo Fernando Carvalho, a vítima, bem conhecida em Malanje, tinha rotinas diárias no restaurante Capri, de que era proprietário, sendo costume deixar o estabelecimento por volta das 23:00, após fechar a caixa, transportando depois a responsável por essa função à residência, a caminho de casa.

"[No sábado à noite], houve muita afluência [no restaurante] e acabaram por sair só cerca da 00:30/01:00. Pelo que se sabe, deixou a funcionária em casa dela, como de costume, e terá seguido para casa. O alerta foi dado porque, hoje, Tété não apareceu, tal como era usual, às 05:30, nem às 06:00, nem às 07:00. Foi uma pessoa a casa dele e encontrou-o morto", contou o contabilista à Lusa.

Segundo o funcionário, a 'tese' de roubo da receita de sábado à noite no restaurante não faz sentido, uma vez que todo o dinheiro é guardado num cofre dentro do estabelecimento, "embora possa fazer sentido se os alegados autores não o soubessem".

Fernando Carvalho, que tem acompanhado de perto as investigações preliminares do SIC, acrescentou que em casa da vítima o "ritual" de Tété foi cumprido: os sapatos estavam arrumados junto à porta do quarto e a roupa pendurada no sítio habitual, uma vez que a vítima era "meticulosa".

"Estranho", prosseguiu, é o facto de a vítima ter a sua residência bem protegida e segura, ajudada por "três cães de grande porte, que defendem bem a casa".

Entretanto, acrescentou, o SIC, no quadro das investigações em curso, já interrogou quer a funcionária que o empresário costumava deixar em casa, quer outros trabalhadores do restaurante.

A mulher da vítima, atualmente em Portugal, chegará na segunda-feira a Luanda, acrescentou Fernando Carvalho.

 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório