Mais de mil ocorrências devido ao mau tempo registadas sem feridos

O mau tempo provocou 1.100 ocorrências em Portugal continental até às 08:00 de hoje, sendo Coimbra, Lisboa, Viseu e o Porto os distritos mais afetados, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

Estados Unidos avançam com regulação de carros sem condutor

© Lusa

Lusa
02/02/2019 09:20 ‧ 02/02/2019 por Lusa

País

Proteção Civil

 

Segundo Rui Oliveira, oficial de operações da ANPC, "durante o período noturno houve uma diminuição do número de ocorrências face àquilo que se vinha a registar desde o início do alerta".

"Desde o início do alerta [12:00 de quinta-feira] até às 08:00 de hoje registou-se um total de 1.100 ocorrências que empenharam 3.847 operacionais", disse o operacional.

Os distritos que registaram o maior número de ocorrências foram Coimbra, Lisboa, Viseu e o Porto, todos com mais de 100 ocorrências.

A esmagadora maioria das ocorrências está ligada a quedas de árvores ou quedas de estruturas, sublinhou Rui Oliveira, adiantando que não há registo de feridos.

Portugal continental foi afetado pelos efeitos da depressão "Helena", centrada a noroeste do golfo de Biscaia, Espanha.

Esta depressão afetou Portugal continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido vários avisos meteorológicos.

O IPMA baixou de aviso laranja para amarelo, o segundo menos grave, sete distritos de Portugal continental.

Segundo informação disponível no site do instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão em aviso laranja até às 09:00 de hoje devido à previsão de forte agitação marítima, baixando para amarelo a partir dessa hora, alerta que se mantém até às 18:00.

Estão ainda sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje os distritos de Setúbal, Beja, Faro e a Costa Norte da Madeira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje nas regiões Norte e Centro períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado a partir do meio da tarde.

São ainda previstos aguaceiros fracos até ao meio da tarde, em especial no litoral e no extremo norte, que serão de neve acima de 800/1000 metros até meio da manhã.

O vento será fraco a moderado, até 30 quilómetros por hora (km/h) de noroeste, soprando até final da tarde, moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 65 km/h, no litoral, e forte (35 a 50 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas.

Para a região sul, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado a partir do meio da tarde, e aguaceiros fracos até ao início da manhã e em especial no litoral oeste.

Segundo o IPMA, o vento estará fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando até meio da tarde, moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 65 km/h, no litoral oeste, e forte (35 a 50 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas.

Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura mínima.

 

HN // EA

Lusa/fim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas