Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Manteigas recolhe lixo em vários locais do Parque da Serra da Estrela

A Câmara Municipal de Manteigas anunciou hoje que colocou contentores em vários locais do Parque Natural da Serra da Estrela apesar de, naquela área, a recolha de lixo "não ser uma clara responsabilidade" autárquica.

Manteigas recolhe lixo em vários locais do Parque da Serra da Estrela
Notícias ao Minuto

10:34 - 21/01/19 por Lusa

País Notícias

O anúncio foi feito pela autarquia de Manteigas, no distrito da Guarda, após a Comissão Coordenadora Distrital da Guarda do Bloco de Esquerda (BE) ter questionado sobre a falta de recipientes para a recolha de lixo na Serra da Estrela.

Na resposta ao BE, o presidente do município de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho (PS), esclarece que "apesar de não ser uma clara responsabilidade da autarquia, mas das entidades que em cogestão administram e fiscalizam o espaço natural", concretamente o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os Conselhos Diretivos dos Baldios, a autarquia "resolveu colocar pontos de recolha (contentores) nos locais do concelho, fora dos perímetros urbanos, com maior visitação".

Segundo a nota, foram colocados contentores para recolha de lixo no Covão da Ametade, no Covão da Ponte, nas Penhas Douradas, no Poço do Inferno e no Poio da Oliveira.

"Assumiu, assim, a Câmara [de Manteigas] colaborar apenas e só na colocação de recipientes e recolha, portanto, efetuada integralmente a expensas do município, sem qualquer contribuição das entidades que gerem, exploram e concessionam os espaços naturais e têm, ao mesmo tempo, a obrigação de proceder à limpeza desses espaços", acrescenta.

Esmeraldo Carvalhinho explica ainda no ofício que a atitude do município surgiu depois de o ICNF "ter decidido, unilateralmente, retirar pontos de recolha [de lixo] e deixar de fazer a mesma em toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela".

O BE referiu em comunicado que "teve conhecimento que se arrasta há muito tempo a falta de recipientes de lixo comum e de reciclagem nas zonas de fruição comuns da Serra da Estrela" e que, "em alturas de maior afluência de cidadãos, há acumulação de lixo nas bermas das estradas, sendo que o mesmo se espalha por grandes áreas do Parque Natural da Serra da Estrela".

A autarquia de Manteigas rejeita a denúncia, informando que na sua área territorial "não existem locais ou zonas com manifesta acumulação de lixo".

"Admite-se que pontualmente tal possa ocorrer nas referidas bermas de estrada por falta de adequado comportamento cívico dos visitantes ao Parque Natural, mas trata-se de uma situação incontrolável pela autarquia e sobre a qual a mesma não tem responsabilidades diretas", remata.

Para além da Câmara Municipal de Manteigas, o BE questionou sobre o mesmo assunto os municípios de Seia (distrito da Guarda) e da Covilhã (Castelo Branco).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório