Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Associação de Juízes considera "ilegal" pedido de dirigente da Ordem

O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses considerou hoje "ilegal" o pedido do presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados para que os juízes informem antecipadamente os advogados do adiamento de diligências devido à greve.

Associação de Juízes considera "ilegal" pedido de dirigente da Ordem
Notícias ao Minuto

19:08 - 17/01/19 por Lusa

País Advogado

Manuel Soares falava à agência Lusa sobre a iniciativa de António Jaime Martins de solicitar aos juízes presidentes das comarcas de Lisboa que peçam aos juízes que informem antecipadamente os advogados quando as diligências forem adiadas devido à greve daqueles magistrados.

"Solicito a divulgação deste apelo junto dos senhores magistrados judiciais (...) no sentido de o adiamento de diligências judiciais por motivo de greve dar lugar à prévia e atempada comunicação" aos advogados, lê-se em documentos do Conselho Regional de Lisboa datado de 10 de janeiro. Os pedidos, assinados por António Jaime Martins, foram enviados às juízas presidente da comarca de Lisboa, de Lisboa norte e de Lisboa oeste.

Confrontado com esta situação, o presidente da associação sindical de juízes notou que o que é pedido é "ilegal", observando que quem faz greve "não pode adiar antecipadamente" julgamentos ou diligências, tanto mais que as greves até podem ser desconvocadas à última da hora.

Manuel Soares referiu que um dos propósitos da greve é precisamente o de "causar incómodo" e que a lei não obriga ninguém a revelar antecipadamente se vai ou não fazer greve num determinado dia.

Por outro lado - acrescentou o presidente da associação de juízes - os presidentes das comarcas não têm qualquer competência para dar ordens aos juízes dos respetivos tribunais sobre o que devem ou não comunicar. "Os presidentes dos tribunais não são chefes dos juízes", esclareceu.

Manuel Soares explicou ainda que o adiamento de um julgamento ou de outra diligência é um "ato jurisdicional", razão pela qual nem os presidentes das comarcas, nem o próprio Conselho Superior da Magistratura (órgão de gestão e disciplina dos juízes) se poderiam intrometer na decisão jurisdicional.

António Jaime Martins justificou o pedido enviado aos presidentes das comarcas com o facto de o conselho regional de Lisboa ter recebido muitas queixas de mandatários de processos em curso que se deslocam aos tribunais das comarcas de Lisboa "para a realização de diligências marcadas" e que "verificam que as mesmas não se realizam, sendo-lhes apresentado como motivo, a realização de greve" dos juízes e dos funcionários judiciais.

"Nessa medida, solicito a V.Exa. a divulgação deste apelo junto dos Senhores Magistrados Judiciais da Comarca de Lisboa Oeste, no sentido de o adiamento de diligências judiciais por motivo de greve dar lugar à prévia e atempada comunicação aos Senhores Advogados desse adiamento", lê-se nos documentos a que a agência teve acesso.

António Jaime Martins explica que o pedido foi formulado no seguimento de uma deliberação do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, aprovada em plenário a 11 de dezembro de 2018, um órgão que tem cerca de 14 mil profissionais inscritos.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses suspendeu a greve marcada para o dia 23 de janeiro, mas tem protestos agendados em vários tribunais até outubro e o Sindicato dos Funcionários Judiciais continuam com greves parciais.

António Jaime Martins já anunciou a intenção de se candidatar ao cargo de bastonário da Ordem dos Advogados, cujas eleições decorrem no final deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório