Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Palacete de Lisboa e Igreja de Oeiras são monumentos de interesse público

O Palacete Ribeiro da Cunha, no Príncipe Real, em Lisboa, e a Igreja da Sagrada Família, em Rio de Mouro, no concelho de Sintra, foram classificados como monumentos de interesse público.

Palacete de Lisboa e Igreja de Oeiras são monumentos de interesse público
Notícias ao Minuto

11:43 - 15/01/19 por Lusa

País Classificação

Segundo uma portaria, publicada hoje no Diário da República (DR), "o Palacete Ribeiro da Cunha, tal como muitos dos que compõem a Praça do Príncipe Real, em Lisboa, e que envolvem o seu jardim, resulta das mudanças políticas, económicas e sociais registadas nos séculos XVIII e XIX, que contribuíram para um novo padrão de vida e hábitos urbanos, numa sociedade onde dominava uma burguesia comercial endinheirada".

Quanto à Igreja da Sagrada Família, ou Igreja do Bairro da Tabaqueira, construída em 1965, junto ao bairro operário da Tabaqueira, em Albarraque, Rio de Mouro, sob projeto do arquiteto Jorge Viana, "foi uma das primeiras obras a concretizar o espírito da reforma litúrgica Conciliar".

"Num rasgo de modernidade de conceção chamava a missão de servir de suporte espiritual à relação entre o universo laboral e o social que moldavam a alma do lugar", sublinha uma outra portaria hoje publicada no DR.

O DR publicou também a abertura dos procedimentos de classificação do sítio arqueológico "Termas dos Cássios", na freguesia de Santa Maria Maior, concelho e distrito de Lisboa, e da Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae, no concelho de Oeiras, estabelecendo uma zona especial de proteção dos dois locais.

As 'Termas dos Cássios', um balneário público romano do século I AC, estão localizadas no subsolo nas imediações da Rua das Pedras Negras, em Lisboa.

A Igreja e Mosteiro da Cartuxa de Santa Maria Vallis Misericordiae, está localizada em Laveiras, na União das Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, no concelho de Oeiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório