Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Academia de História recebe 12 novos membros, incluindo Santana Lopes

A Academia Portuguesa de História (APH) recebe na próxima quarta-feira, em sessão solene, 12 novos académicos, entre eles, Pedro Santana Lopes, como "académico honorário", divulgou hoje a instituição.

Academia de História recebe 12 novos membros, incluindo Santana Lopes
Notícias ao Minuto

11:23 - 05/01/19 por Lusa

País Instituição

À sessão, no Palácio dos Lilases em Lisboa, assiste a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e além do ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Pedro Santana Lopes, como "académicos honorários" passam também a fazer parte António Miguel Forjaz Pacheco Trigueiros, José Alarcão Troni, José Bouza Serrano e Fernando Baptista.

António Miguel Forjaz Pacheco Trigueiros é autor, entre outras obras, de "A Viagem das Insígnias (a história inédita da Real Ordem da Torre e Espada de Dom João VI)", José Augusto Perestrello de Alarcão Troni dirige a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, o embaixador José de Bouza Serrano editou no ano passado "As Famílias Reais dos Nossos Dias", e Fernando Paulo do Carmo Baptista é professor e investigador do Instituto Piaget, em Viseu.

Entre os 12 novos membros da APH estão também, como "académicos de mérito", o bispo de Leiria-Fátima, António dos Santos Marto, o catedrático jubilado da Universidade de Évora Manuel Ferreira Patrício e o investigador Vasco da Cruz Soares Mantas.

Como "académicos correspondentes" passam a fazer parte da APH João Eurípedes Franklin Leal, da Universidade Federal de Espírito Santo, no Brasil, e Emanuel d'Able do Amaral, abade-presidente do Capítulo Geral da Congregação Beneditina do Brasil e membro da Academia de Letras da Bahia.

Também como "académicos correspondentes" entram a escritora italiana Rosa Nicloletta Tomasone, que preside ao Centro Culturale L. Einaudi, e o diplomata espanhol Jaime de Ferrá y Gisbert.

Nesta mesma cerimónia os académicos correspondentes Sérgio Campos Matos e Fernando Taveira da Fonseca passam, respetivamente, a "académico de número" e a "académico de mérito".

Até abril próximo a APH prevê a realização 11 sessões, a iniciar no próximo dia 16, e uma de receção ao académico honorário Juan Rodríguez Ibarra, no dia 30 de março.

Juan Rodríguez Ibarra foi presidente do governo da região autónoma espanhola da Extremadura, de 1983 a 2007.

As sessões da APH abrem com o historiador José Eduardo Franco, que fez parte da equipa coordenadora da publicação da Obra Completa do padre António Vieira, e que falará sobre "Fernando Augusto da Silva, um pioneiro da construção de um saber enciclopédico regionalizante. Nos 600 anos do descobrimento oficial do arquipélago da Madeira".

Dos palestrantes do primeiro quadriénio deste ano, entre outros, fazem ainda parte, Luís Manuel Araújo, que falará sobre 'O 'Livro dos Mortos' do Antigo Egipto e a sua presença em objetos de coleções portuguesas', no dia 14 de fevereiro, Maria Manuela Tavares Ribeiro, que apresentará a conferência '1919 -- A Questão das nacionalidades', e Fernando Taveira da Fonseca, que, no dia 03 de abril, abordará as origens da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.

A APH foi fundada em 1720 por João V e restaurada em 1936, sendo atualmente presidida pela historiadora Manuela Mendonça.

Até dezembro último contava com 447 académicos, dos quais, 93 de mérito, 79 honorários, 30 portugueses de número e 11 académicos de número brasileiros, para além de quatro "académicos beneméritos" e 230 "académicos correspondentes".

Com a entrada destes novos académicos a APH passa a contabilizar 459 académicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório