Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Tempo entre a queda do helicóptero e as reações, parece excessivo"

António Costa ordenou a realização de um inquérito único sobre o conjunto de atividades das diferentes entidades que participaram no socorro ao acidente com o helicóptero do INEM que, no sábado, fez quatro mortos.

"Tempo entre a queda do helicóptero e as reações, parece excessivo"

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu, esta quarta-feira, que ordenou ao Conselho Superior da Magistratura a designação de um magistrado judicial para elaborar um inquérito sobre o conjunto da atividade das diferentes entidades que participaram no socorro ao acidente com o helicóptero do INEM que, no sábado, matou quatro pessoas.

"Há vários relatórios parcelares, mas faz sentido é que haja um relatório único e, portanto, solicitei ao Conselho Superior da Magistratura para realizar um único relatório que permita esclarecer tudo, se houve falhas de alguma das entidades e que falhas", começou por dizer o chefe do Governo, acrescentando que tem de se apurar o mais rapidamente possível se houve realmente falhas na operação de socorro.

"O senhor Presidente da República expressou ontem [terça-feira] aquilo que todos sentimos. O que podemos desejar é que tudo aquilo que consta no relatório preliminar não venha a ser confirmado no relatório definitivo porque obviamente falhas como as que foram descritas não são aceitáveis no funcionamento do Estado", explicou António Costa.

Questionado pelos jornalistas, à margem da inauguração do terceiro centro de acolhimento de refugiados, em Loures, sobre as duas horas que separam a queda da aeronave do INEM e a operação de socorro, António Costa assume que passou demasiado tempo.

"O tempo que decorreu a queda do helicóptero e as primeiras reações, parece a qualquer cidadão comum, excessivo", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório