Segundo um comunicado a PJ, os factos ocorreram na madrugada do dia 28 de agosto, na zona do Montijo, no distrito de Setúbal, quando os suspeitos, munidos de armas de fogo, invadiram a propriedade de um seu familiar e efetuaram vários disparos para o interior da residência, onde se encontrava um casal e o filho menor de idade.
De acordo com a PJ, os cinco homens terão atingido o familiar que procuravam, e que era o seu principal alvo, "com vários tiros na cabeça e no tronco, após o que se colocaram em fuga".
Os cinco suspeitos foram detidos durante uma operação policial realizada quarta-feira pela PJ de Setúbal, com a colaboração da Unidade Nacional de Contra Terrorismo, em que foram realizadas duas dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias, nos distritos de Setúbal, Lisboa e Santarém, durante as quais também foram apreendidas cinco armas de fogo e outros elementos probatórios.
Os detidos, de idades compreendidas entre os 31 e os 58 anos, deverão ser ainda hoje presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação de eventuais medidas de coação.