Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Tem lareira em casa? Os bombeiros têm um 'recado' para si

Iniciativa não é inédita, mas os bombeiros sublinham a sua importância pois através da prevenção se salvam vidas.

Tem lareira em casa? Os bombeiros têm um 'recado' para si
Notícias ao Minuto

18:12 - 06/12/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Prevenção

As temperaturas baixas típicas de um final de outono e início de inverno convidam à utilização da lareira e de outro tipo de equipamentos de aquecimento. No entanto, há que ter em conta que esta opção acarreta riscos para os quais as pessoas devem estar preparadas, não só para os evitar, como também para os identificar.

Por essa razão, os Bombeiros Voluntários de Camarate lançaram uma campanha de sensibilização para a época natalícia deste ano. Chama-se ‘Lareira Segura, Família Protegida’ e visa alertar as pessoas para o perigo que representa para a vida a inalação de monóxido de carbono.

Mas não só. A campanha, que está a ser publicitada no Facebook, mas que também pode ver nas viaturas da corporação, refere ainda quais são os sintomas e as consequências da inalação de monóxido de carbono.

Assim, os bombeiros avisam que os sintomas a que deve estar atento, e que são sinónimo de intoxicação por monóxido de carbono são dores de cabeça, vómitos, falta de ar e falta de força.

Perante a presença destes sinónimos, o que deve fazer é “abrir portas e janelas” para assim ventilar rapidamente a habitação. De seguida deve abandonar o local contaminado e dirigir-se ao hospital mais próximo.

Não se esqueça de ter em atenção o estado dos materiais utilizados, seja gás, lenha ou motores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório