Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Dois tripulantes do avião que aterrou de emergência levados para hospital

Tripulantes foram assistidos após a aterragem no aeroporto de Beja, onde, à sua espera, estavam os meios de socorro.

Dois tripulantes do avião que aterrou de emergência levados para hospital
Notícias ao Minuto

18:07 - 11/11/18 por Melissa Lopes com Lusa

País Beja

Dois dos seis tripulantes do avião que este domingo declarou emergência, ao início da tarde, foram transportados para o hospital de Beja pelo INEM, disse ao Notícias ao Minuto fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Beja.

A mesma fonte acrescentou que os seis tripulantes foram assistidos no local, onde os aguardavam os meios de socorro.

Os dois tripulantes (um britânico, de 54 anos,  e um cidadão do Cazaquistão, de 37 anos) transportados para o hospital, dois homens, apresentavam um quadro clínico de ansiedade, frisou a mesma fonte, salientando que fisicamente todos se encontram bem.

O ministro da Defesa já reagiu ao incidente realçando a aterragem em segurança no aeroporto de Beja de um avião "com os instrumentos de navegação avariados", salientando que, além dos F-16 que o acompanharam, outros dois e a Marinha estavam em prontidão.

"Dois F-16 da Força Aérea Portuguesa conseguiram fazer aterrar em segurança no aeroporto de Beja um Embraer com os instrumentos de navegação avariados. Outros dois F-16 estavam em prontidão, bem como a Marinha para o caso de aterragem de emergência no mar", escreveu João Gomes Cravinho, numa publicação na rede social Twitter.

O avião da Air Astana, que descolou de Alverca às 13:21 e que declarou emergência, esteve algum tempo a sobrevoar a região a norte de Lisboa e o Alentejo, numa trajetória irregular, antes de ter sido tomada a decisão de o Embraer da companhia do Cazaquistão aterrar no aeroporto de Beja, o que aconteceu às 15:28, à terceira tentativa.

De acordo com uma informação transmitida à Lusa antes, o avião transportava apenas a tripulação, composta por seis pessoas. Uma fonte aeronáutica já tinha avançado à Lusa que o avião tinha sofrido uma "falha crítica nos sistemas de navegação e de controlo de voo".

O voo KZR 1388 descolou de Alverca às 13:21 e tinha como destino Minsk, capital da Bielorrúsia. Segundo a mesma fonte, o avião esteve a fazer manutenção nas oficinas da OGMA -- Indústria Aeronáutica de Portugal.

Durante a emergência, as autoridades chegaram a equacionar a possibilidade de a aeronave fazer uma amaragem no rio Tejo, mas as condições atmosféricas não o permitiram. A mesma fonte disse à Lusa que o piloto foi recuperando com o tempo alguns dos instrumentos que tinham avariado, o que lhe permitiu aterrar em Beja.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório