Detido casal que dirigia IPSS do Norte. Roubo ascenderá "a meio milhão"

Suspeitos estão indiciados por peculato, administração danosa e burla.

Notícia

© Global Imagens

Natacha Nunes Costa e Filipa Matias Pereira
31/10/2018 11:24 ‧ 31/10/2018 por Natacha Nunes Costa e Filipa Matias Pereira

País

Criminalidade

A Polícia Judiciária (PJ) deteve o "presidente de direção e a coordenadora de uma instituição de solidariedade social" do Norte do país, a Mão Amiga, revela a SIC Notícias. Trata-se, conforme apurou o Notícias ao Minuto junto de fonte oficial, de "um casal" que está fortemente indiciado pelos crimes de peculato, administração danosa e burla, no âmbito de investigação a práticas de peculato, em inquérito titulado pelo Ministério Público de Vila Nova de Gaia.

De acordo com um comunicado enviado pela PJ às redações, os suspeitos dirigiram a referida instituição "apropriando-se de montantes que ascendem a milhares de euros, provenientes de donativos angariados junto de empresas e particulares, os quais utilizaram para pagamento de despesas pessoais, efetuando assim gastos não relacionados com o objetivo da instituição, cujos interesses deveriam defender". Sabe ainda o Notícias ao Minuto que o roubo ascenderá "a meio milhão de euros". 

No mesmo documento, as autoridades explicam que, apesar de a instituição já ter sido alvo de ação da justiça e ter mesmo ocorrido "o cancelamento do registo dos estatutos e a cessação do seu reconhecimento como pessoa coletiva de utilidade pública", a investigação da PJ permitiu apurar que, os agora detidos, têm mantido, desde essa altura, "a mesma atuação, continuando a exercer a atividade de dirigentes da associação e adotando a mesma conduta criminosa", o que lhes permitia viver a vida "de forma desafogada", referiu a mesma fonte. 

Os detidos vão agora ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas