Meteorologia

  • 13 NOVEMBRO 2018
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Creme de bebé da Wells retirado do mercado por erros na rotulagem

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) determinou hoje a retirada do mercado do creme de rosto para bebé da marca Wells por erros na rotulagem, não estando garantido que "é seguro para a saúde".

Creme de bebé da Wells retirado do mercado por erros na rotulagem
Notícias ao Minuto

19:23 - 22/10/18 por Lusa

País Infarmed

"Após análise no laboratório do Infarmed, verificou-se que o produto cosmético Wells Creme Rosto Bebé contém os conservantes Phenoxyethanol e Benzoic acid, os quais não estão declarados na lista de ingredientes incluída na rotulagem, constatando-se ainda que os ingredientes listados não correspondem à verdadeira composição do produto", indica esta entidade numa nota publicada no seu 'site'.

Acresce que "o produto contém uma alegação falsa", que é "0% Fenoxietanol", segundo o Infarmed.

"Atendendo a que a pessoa responsável não demonstrou que este cosmético é seguro para a saúde humana, o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada de todas as unidades existentes no mercado", refere aquela autoridade.

O Infarmed aconselha os consumidores que tenham comprado o produto a não o utilizarem, enquanto os comerciantes devem devolvê-lo, desde logo contactando a Sonae, dona dos supermercados Continente e da marca Wells.

Também através da sua página na internet, o Infarmed anunciou a retirada do mercado do cosmético Aqua Face and Bodypaint da marca SuperStar, por ter detetado o conservante Methylisothiazolinone na lista de ingredientes.

"A utilização deste conservante em produtos cosméticos não enxaguados é proibida, por poder induzir alergia de contacto e colocar em risco a saúde", acrescenta a entidade.

Hoje foi ainda publicada uma circular informativa no 'site' do Infarmed referente a um esterilizador a pressão de vapor do fabricante Wenzhou Longde Medical Technology.

Isto porque "foi detetada, no mercado europeu, a existência de um certificado CE de conformidade falso" relativo a este dispositivo.

"Em Portugal, não foram identificados registos da comercialização de dispositivos deste fabricante, mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no espaço económico europeu, o Infarmed recomenda que o dispositivo supracitado não seja adquirido nem utilizado, uma vez que apresenta aposta marcação CE 0123 falsa", conclui o Infarmed na sua página.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório