Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2018
Tempo
MIN 8º MÁX 8º

Edição

Empresa da Guarda produzia e vendia falso queijo da Serra da Estrela

Autoridades instauraram um processo-crime e apreenderam duas centenas de queijos, bem como os falsos rótulos utilizados para a comercialização dos produtos.

Empresa da Guarda produzia e vendia falso queijo da Serra da Estrela

Uma empresa a operar no distrito da Guarda foi alvo de uma investigação pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) por enganar os consumidores ao comercializar falsos queijos Serra da Estrela.

Em comunicado, esta autoridade faz saber que a empresa em causa utilizava a denominação de origem protegida 'Serra da Estrela' em queijos que, não só não apresentavam a necessária certificação na rotulagem, como também não eram produzidos de acordo com os requisitos.

Isto é, os queijos eram produzidos com leite cuja origem não correspondia aquela que é legalmente exigida. Ainda assim, eram distribuídos e comercializados como sendo da região da Serra da Estrela, o que induzia o consumidor em erro e constituía um ato de concorrência desleal entre os produtores.

Face ao exposto, os inspetores da ASAE apreenderam cerca de 200 queijos destinados à distribuição pelos circuitos grossista, retalhista e online e 18 mil rótulos, tudo num valor aproximado de 1 800,00 euros.

Ao mesmo tempo foi instaurado um processo-crime por violação e uso ilegal de denominação de origem protegida e fraude sobre mercadorias

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório