Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

“Celebrar Saramago é celebrar primeiro Nobel da Literatura em português"

António Costa e Pedro Sánchez prestam homenagem a José Saramago, no dia em que se assinala os 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao escritor português.

“Celebrar Saramago é celebrar primeiro Nobel da Literatura em português"

A primeira parte de um programa destinado a assinalar os 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago já começou. Os primeiros-ministros de Portugal e de Espanha assinalaram a data juntos, este sábado, em Lanzarote, nas ilhas Canárias, onde o escritor viveu nos últimos 17 anos da sua vida com a mulher, Pilar del Rio.

António Costa aproveitou o momento para tecer largos elogios ao escritor português, que morreu em 2010.

“Celebrar o Nobel de Saramago é celebrar o primeiro Nobel da Literatura em língua portuguesa e um merecido reconhecimento da sua vocação e abertura à universalidade”, disse acrescentando que “o português é uma língua de várias pátrias e vários povos e que, com ele [Saramago], passou a ser também a língua, de todos aqueles a quem ele deu voz, mas também através das inúmeras traduções a língua daqueles que o puderam ler em inglês, em russo, em francês ou em castelhano”.

Para o primeiro-ministro, “Saramago é um cidadão do mundo” e enquanto durar a sua obra, Portugal tem de o homenagear.

Depois de Lanzarote, as celebrações seguem para Azinhaga do Ribatejo, onde, na manhã de domingo, o primeiro-ministro vai visitar a terra natal do escritor , onde haverá uma festa popular, com momentos de música e de leitura de poemas.

Já na tarde de domingo, o chefe do Governo vai estar presente numa breve sessão evocativa da vida e obra do escritor, na Casa dos Bicos, em Lisboa, sede da Fundação José Saramago.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório