Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

PS quer relatório sobre combate ao racismo e xenofobia

O PS requereu hoje que a Subcomissão Parlamentar da Igualdade e Não Discriminação promova um conjunto audições, audiências e visitas sobre as temáticas do racismo e xenofobia para posterior apresentação de um relatório no final da legislatura.

PS quer relatório sobre combate ao racismo e xenofobia
Notícias ao Minuto

13:37 - 25/09/18 por Lusa

País Legislatura

Este requerimento dirigido à Subcomissão da Igualdade e Não Discriminação, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, é assinado pelas deputadas socialista Isabel Moreira, Susana Amador e Catarina Marcelino.

As três deputadas socialistas pedem que seja designado um "relator/a" para "elaboração de um relatório a apresentar no final da sessão legislativa ora iniciada".

"Os fenómenos de racismo em Portugal, conforme constatado em factos que sucessivamente ocorrem em dimensões diferentes da sociedade portuguesa, continuam a merecer tratamento e especial atenção pela Assembleia da República, por respeito aos valores humanistas universais que nos regem e à nossa Constituição, que no artigo 13.º n.º 2 consagra expressamente a proibição de qualquer forma de discriminação racial", indicam também as mesmas deputadas do PS nesse requerimento.

Isabel Moreira, Susana Amador e Catarina Marcelino apontam igualmente que nesta legislatura já "foi aprovado um novo regime jurídico da prevenção, da proibição e do combate à discriminação, em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem".

Ainda de acordo com estas deputadas do PS, em abril passado, a Assembleia da República "aprovou, por unanimidade, a consagração do dia 21 março como Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial".

"Agora que se está a entrar na quarta sessão legislativa, a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, pode ainda, na presente legislatura, continuar e aprofundar este valioso trabalho, criando um específico espaço de análise, diagnóstico e reflexão, sobre a evolução do fenómeno do racismo, xenofobia e discriminação étnico-racial em Portugal", acrescentam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório