Um grupo de 12 adolescentes importunou durante vários minutos um agente da PSP, devidamente fardado e armado que, após cumprir o turno de serviço, regressava a casa de comboio pelas 6h30 da manhã de terça-feira, dia 4 de setembro.
A cena foi filmada por um dos elementos do grupo e as imagens publicadas numa rede social, contudo, apesar de o vídeo durar apenas alguns segundos, a PSP confirmou ao Notícias ao Minuto que o agente foi importunado desde Alcântara-Mar até ao Estoril. Durante este tempo, nenhum dos restantes passageiros interferiu, tentou parar os jovens, ou ajudar o polícia.
No vídeo, é possível ver os jovens, que têm entre os 16 e os 18 anos, a importunar o agente e a tecer comentários depreciativos sobre ele. A certo ponto, um dos elementos do grupo tenta mesmo tirar-lhe o boné.
O agente, com cerca de 50 anos, manteve sempre a calma e recuperou o chapéu sem ripostar, uma atitude, que o Comando da PSP fez questão de elogiar. “Apesar de toda a confusão, apesar de estar armado, o agente manteve sempre o sangue frio. Demonstrou ter uma calma e um equilíbrio incrível. Teve uma atitude louvável e tem todo o nosso apoio”, afirma fonte oficial da PSP.
No dia seguinte ao sucedido, o polícia apresentou queixa do grupo. O caso está agora a ser investigado pela Esquadra de Investigação Criminal de Cascais.
De salientar que, alguns destes jovens já estão identificados e já eram conhecidos das autoridades por delinquência juvenil.