Lipor recolhe mais de 15 toneladas de lixo reciclável em festas do Porto

Lipor e os oito municípios associados recolheram "mais de 15 toneladas de lixo reciclável" em 14 festas e romarias do distrito do Porto, durante os primeiros seis meses do ano, que vão reverter para várias associações.

Notícia

© iStock

Lusa
30/07/2018 13:36 ‧ 30/07/2018 por Lusa

País

Reciclagem

À Lusa, a empresa que recolhe e trata dos lixos dos concelhos de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa do Varzim, Valongo e Vila do Conde, no Grande Porto, explicou que nas festas e romarias "são disponibilizados contentores identificados para os diferentes materiais e distribuídos sacos aos comerciantes para a separação de resíduos".

"(Nos eventos) estão presentes equipas operacionais com vista ao incremento da separação dos materiais recicláveis produzidos no local e é efetuada a pesagem de todos os resíduos recicláveis recolhidos", referiu.

Com o mote "Os seus resíduos podem ser a peça que falta!" o projeto resultou, no primeiro semestre do ano, "na sensibilização presencial de 334 comerciantes e na recolha seletiva de 15,4 toneladas de resíduos de papel, cartão, embalagens de plástico e metal e de vidro, representando um incremento de 30% face aos resultados obtidos no período homólogo".

Durante este período foram recolhidas, "em média, por cada festa ou romaria cerca de 1,1 toneladas de resíduos recicláveis".

A iniciativa, que decorre desde 2016, surgiu da necessidade de "aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para a reciclagem".

"Foi criado um processo de gestão sustentável dos resíduos direcionado para o nicho festas, romarias e similares, que é caracterizado por uma produção significativa de resíduos recicláveis, por vezes concentrada num curto espaço temporal, e que apresentava um elevado potencial de crescimento na recolha seletiva", referiu a empresa em esclarecimentos à Lusa.

A empresa associou à vertente ambiental uma de cariz social e "em função da quantidade de material recolhido" é "sempre garantida a atribuição de um benefício direcionado a Causas Sociais e de Apoio à Comunidade" dos municípios associados.

"O benefício é atribuído no formato de bens materiais, como equipamentos, que são adquiridos através do valor monetário associado à quantidade de material reciclável recolhido. É sempre efetuada uma consulta aos beneficiários de modo a que os bens atribuídos sejam o mais adequados possível às necessidades de cada entidade", salientou a Lipor.

O primeiro beneficiário foi a Corporação de Bombeiros de Gondomar, em 2016, ano em que se realizou o projeto-piloto nas Festas do concelho, tendo sido recolhidas "7,9 toneladas de resíduos e sensibilizados 58 comerciantes".

No ano seguinte, o projeto foi implementado em 16 eventos, alargando-se aos oito municípios associados da Lipor, tendo sido recolhidas "mais de 31 toneladas", sensibilizados 371 pontos comerciais e beneficiadas dez entidades identificadas pelos vários concelhos.

Segundo a Lipor, o objetivo para este ano é "implementar o processo, no mínimo, em 24 festas/romarias", tendo no primeiro semestre conseguido já sensibilizar 334 comerciantes e ajudar 13 entidades.

O projeto vai continuar presente em vários eventos dos municípios até ao final do mês de outubro.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas