Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sacudir tapetes à janela? Há municípios onde coimas chegam a 2 mil euros

A DECO aconselha-o a informar-se sobre as regras do condomínio onde vive, antes de entrar em contacto com a polícia municipal. E se decidir mesmo apresentar queixa contra o seu vizinho, alerte-o primeiro para o sucedido numa tentativa de resolver a situação sem litígio.

Sacudir tapetes à janela? Há municípios onde coimas chegam a 2 mil euros
Notícias ao Minuto

08:35 - 02/07/18 por Patrícia Martins Carvalho

País DECO

O simples e habitual ato de sacudir tapetes, cobertores, toalhas, roupas, entre outros, à janela pode acarretar consequências de que poucas pessoas estão a par.

De acordo com a DECO – Associação de Defesa do Consumidor, as regras sobre estes atos devem estar definidas no Regulamento Municipal dos Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza de cada autarquia.

Sublinha a mesma associação que “nem todos os municípios têm regras definidas quanto a este assunto”. No entanto, se estas existirem e se os moradores não as cumprirem incorrem numa infração punível com coimas.

A título de exemplo, no município da Nazaré as coimas variam entre os 249,40 euros e os 2.493,00 euros.

Assim, a DECO aconselha os cidadãos a informarem-se junto da autarquia sobre qual o procedimento a aplicar nestes casos. Mas antes, devem verificar se existe uma “regra de boas práticas” no regulamento do condomínio que proíba o ato de sacudir o que quer que seja à janela. Caso exista e um dos vizinhos não a esteja a cumprir, a primeira instância à qual fazer queixa deve ser a administração do condomínio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório