O curso é frequentado por cerca de 30 alunos europeus que vão estudar em instituições nacionais de ensino superior nos próximos seis meses, ao abrigo dos programas Erasmus, Comenius e Grundtvig.
Segundo um comunicado do IPCA, o curso, que se prolonga até 15 de setembro, tem uma “forte” componente prática, proporcionando aulas em contexto real, designadamente a realização de compras na feira semanal de Barcelos, viagens em transportes públicos e idas a cafés e restaurantes.
Com um total de 96 horas de formação intensiva, o curso tem ainda uma componente cultural, tendo em vista proporcionar aos estudantes estrangeiros o conhecimento acerca do modo de vida dos portugueses.
Nesse sentido, o grupo de estudantes irá visitar, no âmbito desta formação, as cidades de Barcelos, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Esposende e Porto.
“Esta será uma forma de adquirirem um maior conhecimento cultural e histórico sobre a região Norte, sobretudo o Minho, visando a sua rápida e plena integração”, refere o comunicado.
No concelho de Barcelos, serão efetuados vários roteiros, destacando-se os Caminhos de Santiago.
Ainda no âmbito deste curso, os estudantes vão participar em ações de simulação de interação com entidades patronais portuguesas e de situações do dia-a-dia no recurso aos serviços de instituições de ensino superior nacionais.
Os estudantes que estão a frequentar este curso são provenientes de países como a Bulgária, Turquia, Roménia, Polónia, Lituânia, Eslovénia, França e Grécia, entre outros.