Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Cátedra da REN procura minimizar impactos na biodiversidade

Uma cátedra da REN procura minimizar os impactos das infraestruturas elétricas na biodiversidade ou até potenciar efeitos positivos, segundo o responsável de uma investigação iniciada há três anos.

Cátedra da REN procura minimizar impactos na biodiversidade
Notícias ao Minuto

13:45 - 19/06/18 por Lusa

País Infraestruturas

Francisco Moreira, responsável pela cátedra, referiu que os impactos mais frequentes são a colisão ou a eletrocussão de aves,

"O impacto potencial sobre as populações de aves é um exemplo de uma área de investigação que desenvolvemos", disse o investigador, salientando que o objetivo é "minimizar impactos, fazer recomendações dos procedimentos mais corretos, mais eficazes, e, eventualmente, potenciar alguns impactos positivos".

Francisco Moreira, do CIBIO-InBio, da Universidade do Porto, falava à Lusa no âmbito da apresentação das atividades realizadas nos últimos três anos por 13 investigadores da Cátedra REN em Biodiversidade, que estudaram o impacto das infraestruturas elétricas nas aves.

Segundo explicou, há maneiras de evitar a colisão das aves com os cabos de linhas elétricas, desde logo no planeamento das linhas ou, caso isso não seja possível, através da instalação de dispositivos anticolisão.

Trata-se de equipamentos que são colocados nos cabos para que se tornem mais visíveis para as aves.

"Esses dispositivos são eficazes, no entanto, a variabilidade da sua eficácia é muito grande, nalguns locais e nalgumas espécies resultam, noutros não. Tentamos perceber o que é que faz com que essa variabilidade exista", sustentou

Outro exemplo do trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito da Cátedra REN relaciona-se com as cegonhas.

"Atualmente, 25% das populações de cegonhas constrói os seus ninhos nos postes das linhas elétricas. Perceber quais são os prós e contras e o resultado a nível populacional, é uma das áreas de investigação que temos desenvolvido", acrescentou.

O responsável pelo departamento Qualidade, Ambiente e Segurança da REN, Francisco Parada, explicou à Lusa que, com base na informação do CIBIO, a empresa "alterou formas de monitorizar, de trabalhar no campo da biodiversidade e permitiu um diálogo mais fácil e mais direto" entre todas as entidades envolvidas nesta temática.

Por outro lado, sublinhou, o trabalho já desenvolvido permitiu "olhar para a nossa infraestrutura não só na perspetiva dos impactos negativos, mas também na perspetiva dos impactos positivos, no sentido de promover e criar refúgio para a biodiversidade".

Ou seja, "queremos perceber que políticas e estratégias de manutenção é que temos de alterar por forma a minimizar os potenciais impactos da nossa atividade", disse.

O objetivo deste 2.º Simpósio, que se realizou na Fundação de Serralves, no Porto, foi apresentar as novas abordagens da gestão da avifauna e a sua interação com as linhas elétricas, a otimização das metodologias de monitorização de espécies protegidas, os resultados e tendências da análise de metadados de 15 anos de monitorização da avifauna e a criação de ciência aplicada nas empresas.

A Cátedra REN é uma iniciativa da REN com a Fundação para a Ciência e Tecnologia -- FCT e o CIBIO-InBIO, que pretende aprofundar o conhecimento científico na área da biodiversidade, dar a conhecer os casos de sucesso neste âmbito, bem como criar proximidade entre as universidades e as empresas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório