Meteorologia

  • 21 MARçO 2023
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 21º

CGTP conta ter "grande manifestação" em Lisboa contra política laboral

A CGTP prevê ter "uma grande manifestação" em Lisboa, no sábado, com dezenas de milhar de trabalhadores vindos de todo o país para protestar contra a política laboral, ponto de partida para intensificação da luta nos locais de trabalho.

CGTP conta ter "grande manifestação" em Lisboa contra política laboral

"Garantidamente vamos ter uma grande manifestação em Lisboa, que poderá ser o ponto de partida para a intensificação da ação reivindicativa nos locais de trabalho", disse à agência Lusa João Torres, da direção da Intersindical.

Segundo o sindicalista, estão contratados mais de 150 autocarros para transportar trabalhadores até Lisboa e quatro comboios com partida do Porto.

"A semana que está a terminar foi muito positiva em termos de mobilização pois realizaram-se centenas de plenários por todo o país, e os trabalhadores mostraram-se disponíveis e mobilizados para a luta", disse, lembrando o esforço individual e coletivo que foi feito nas últimas semanas.

A manifestação de sábado tinha sido convocada para defender a necessidade de valorização do trabalho e dos trabalhadores, através de uma melhor distribuição da riqueza e da melhoria das condições de vida e de trabalho, mas, com o recente acordo de concertação social para a revisão do Código do Trabalho, a CGTP considera que existem agora motivos acrescidos para o protesto.

"Estão criadas as condições para uma grande manifestação pois agora os trabalhadores têm mais um argumento para protestar", disse João Torres, acrescentando que, no sábado, a CGTP vai apelar à intensificação da luta nos locais de trabalho.

Segundo o sindicalista, os baixos salários, a precariedade, a desregulamentação dos horários de trabalho e o desrespeito pela contratação coletiva só terminarão devido à luta dos trabalhadores.

"Porque o Governo não está disponível para resolver os problemas dos trabalhadores, acreditamos que só os trabalhadores poderão resolver os seus problemas", afirmou.

Na segunda-feira, o Governo aprovou a proposta de lei para alterar o Código de Trabalho, nomeadamente reduzir o limite dos contratos a prazo e aumentar a duração do período experimental, na sequência do acordo de concertação social de 30 de maio, a que a CGTP não aderiu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório