Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

França nega bombardeamento do aeroporto sírio de Al Taifur em Homs

A França negou o bombardeamento do aeroporto militar de Al Taifur, na província síria de Homs, em que terão morrido 14 pessoas, disse à EFE o porta-voz do Ministério da Defesa do governo de Paris.

França nega bombardeamento do aeroporto sírio de Al Taifur em Homs

O regime sírio disse durante a madrugada que se tinha registado um bombardeamento contra o aeroporto - como ação militar de represália - na sequência das acusações da coligação internacional contra Damasco pelo uso de armas químicas contra a cidade de Duma, em Ghouta oriental.

Por outro lado, o Ministério da Defesa da Rússia, país aliado da Síria, acusou hoje a aviação de Israel de levar a cabo o ataque aéreo contra o aeroporto de Al Taifur.

"No dia 09 de abril, entre as 03:25 e as 03:35 de Moscovo (00:25 e 00:35 em Lisboa) dois aviões F-15 da Força Aérea de Israel, sem entrar no espaço aéreo sírio, lançaram desde o território libanês oito mísseis contra o aeroporto de Al Taifur", disse o Ministério da Defesa de Moscovo através de um comunicado.

Entretanto, o presidente francês, Emmanuel Macron falou nas últimas horas com o chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, para coordenar as medidas de resposta contra o regime sírio.

Os dois chefes de Estado condenaram o uso das armas químicas e trocaram informações sobre o ataque que aponta para o uso de armamento químico contra a cidade de Duma.

Segundo fontes do Palácio do Eliseu, ficou acordado aprofundar a "troca de informações" durante os próximos dias.

Os Estados Unidos e a França decidiram igualmente coordenar "ações e iniciativas" no quadro do Conselho de Segurança das Nações Unidas que se vai reunir hoje para condenar a falta de respeito "de forma continuada" da resolução 2401 sobre o uso de armas químicas pelas forças governamentais sírias.

"Todas as responsabilidades sobre esta matéria devem ser claramente estabelecidas", disse a mesma fonte do gabinete do presidente francês acrescentando que "Macron e Trump vão voltar a estabelecer novo contacto durante as próximas 48 horas".

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório