Larissa Jorge é surda e tem um canal no YouTube em que partilha vídeos de apoio à comunidade sem audição, com o intuito de contribuir para a sua inclusão. Deste modo, deu início a uma campanha intitulada #YoutuberPõeLegenda.
Com isto, a youtuber pretende que os seus colegas comecem a adicionar descrições nos vídeos, para que a comunidade surda consiga ter acesso a toda a informação.
Já há mais de 10 anos que o YouTube disponibiliza uma ferramenta que serve para ativar legendas automáticas, mas muitas vezes só são utilizadas em casos de necessidade de tradução. Ou seja, os youtubers colocam legendas em inglês, por exemplo, mas não na língua materna do vídeo, o que facilitaria a vida dos surdos.
Em entrevista ao HuffPost Brasil, Larissa explica que se sentia “excluída da internet”, mesmo quando os vídeos eram feitos na sua língua, o português. “Comecei a perceber que youtubers brasileiros que usavam o áudio em inglês colocavam a legenda em português, então por que razão quando falavam em português não poderiam colocar as legendas descritivas para nós, surdos?”, questionou-se.
O pedido foi feito a alguns youtubers mas acabou por se sentir “ignorada”, já que muitos acreditam que a comunidade de surdos do Brasil não tem expressão. “Enganam-se, pois somos mais de nove milhões”, garante.
“Foi então que decidi fazer algo maior. Conversei com algumas pessoas próximas e decidi criar uma campanha. Escrevi o roteiro com o meu namorado e demorou uns 4 meses para colocarmos no ar”, começa por explicar.
“Criei essa campanha para as pessoas abrirem olhos, pois há surdos que querem acompanhar os conteúdos como qualquer pessoa ouvinte. Criei a hashtag #YoutuberPõeLegenda e pedi ajuda a outros youtubers surdos e ouvintes na hora da divulgação”, acrescentou, frisando que a recetividade foi boa e que está a contar com a ajuda de muitas pessoas.