Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Como uma menina de 13 anos teve coragem para impedir o seu casamento

Dados da Unicef revelam que, todos os anos, 12 milhões de meninas são obrigadas a casar antes de completarem o 18º aniversário.

Como uma menina de 13 anos teve coragem para impedir o seu casamento
Notícias ao Minuto

10:15 - 10/03/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Índia

Monika é uma jovem indiana, agora com 14 anos, que teve a coragem de impedir que o seu próprio casamento se realizasse.

Uma reportagem da BBC conta como tudo aconteceu. Em setembro do ano passado, o pai de Monika combinou o seu casamento com um homem “amável e educado”. Operário de profissão, o futuro marido de Monika tinha 22 anos, enquanto ela ainda tinha 13 anos.

O casamento antes dos 18 anos é proibido na Índia, no entanto, este continua a ser o país com mais matrimónios na pré-adolescência, o que mostra que as famílias, em especial as mais pobres, continuam a atuar à margem da lei.

Para colmatar estas situações foi criada a Childline, uma linha telefónica de denúncia de casamentos com menores.

No dia do seu matrimónio, quando faltavam quatro horas para a cerimónia começar, Monika ganhou coragem e ligou para a Childline pedindo que impedissem o seu casamento. A situação foi encaminhada para a organização Urmul Trust com uma funcionária, Preeti Yadav, a aparecer em casa de Monika acompanhada pela polícia para informar que o casamento era ilegal.

Porém, a família não fez caso do aviso e decidiu seguir com o plano inicial. Desesperada, Monika voltou a ligar para a Childline.

Desta feita, Preeti e os agentes da polícia conversaram com a família da menor, explicando-lhes que estavam a agir contra a lei e obrigando-os a assinar um documento no qual se comprometiam a não casar a menor antes de atingir a maioridade e explicando que a violação do acordo levaria à sua prisão.

Foi desta forma que Monika conseguiu não casar. O seu sonho é continuar a estudar para se tornar professora. Mas este é apenas um caso que teve um final feliz. Continuam a ser muitas as meninas que são obrigadas a casar antes dos 18 anos com homens muito mais velhos. É uma tradição que está enraizada na cultura indiana, mas que aos poucos vai começando a mudar.

"A situação está a mudar e a idade média dos casamentos tem vindo a aumentar. Antigamente, a média situava-se entre os 10 e 11 anos e agora está entre os 14 e os 15", disse à BBC Arvind Ojha, líder da Urmul Trust.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório