Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Governador ameaça Delta após companhia aérea romper ligações com a NRA

A companhia aérea Delta foi uma das muitas companhias a romper com as suas ligações à Associação Nacional das Armas de Fogo da América (National Rifle Association, NRA), no seguimento do tiroteio na Flórida.

Governador ameaça Delta após companhia aérea romper ligações com a NRA
Notícias ao Minuto

23:51 - 26/02/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Geórgia

Uma representante do estado norte-americano da Georgia ameaçou, através do Twitter, boicotar quaisquer futuros benefícios fiscais à companhia aérea Delta depois desta anunciar o fim dos descontos para membros da Associação Nacional das Armas de Fogo da América (National Rifle Association, NRA), o maior lóbi de armas de fogo dos Estados Unidos.

A Delta é apenas mais uma das várias empresas a cortar relações com a organização depois do tiroteio no liceu de Parkland, na Flórida, que deixou 17 vítimas mortais, a maioria adolescentes, no passado dia 14 de fevereiro. Depois do ataque, no esgrimir de tomadas de posição, a NRA tem-se posicionado contra todas as medidas que impliquem diminuição de negócio de venda de armas.

O tenente Casey Cagle, um governador, foi perentório: “Vou impedir qualquer lei fiscal que beneficie a Delta, a não ser que mude a sua posição e restabeleça totalmente a sua relação com a NRA. As corporações não podem atacar os conservadores e esperar que não ripostemos”.

A Delta respondeu que a sua decisão está intimamente ligada ao desejo de manter “um status neutro” em relação à questão do controlo de armas, sublinhando o seu “respeito para com os clientes e funcionários dos dois lados” da discussão e indicando que a “Delta continua a apoiar a Segunda Emenda”, sobre o direito a ter armas de fogo.

Donald Trump já se mostrou disponível para avançar com medidas como aumento da idade para comprar armas de assalto, impedir a venda de 'bump-stocks' (dispositivos que aumentam a velocidade dos disparos), melhorar o controlo dos antecedentes antes da venda de armas, dar armas aos professores e pagar-lhes extra, e reabrir instituições dedicadas à saúde mental.

No entanto, a Associação Nacional das Armas de Fogo da América (National Rifle Association, NRA), o maior lóbi de armas de fogo dos Estados Unidos, tem advogado fortemente contra qualquer medida restritiva no que respeita à venda de armas de fogo, discordando de medidas como o aumento da idade para comprar armas de fogo e da proibição de venda dos 'bump-stocks'. É, porém (e por isso), favorável à ideia de armas professores nas escolas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório