Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Cerca de 224 milhões de pessoas subnutridas no continente africano

Cerca de 224 milhões de pessoas estão subnutridas no continente africano, afetado pelas alterações climáticas e os conflitos que aumentam a insegurança alimentar, salientou hoje um responsável da FAO.

Cerca de 224 milhões de pessoas subnutridas no continente africano
Notícias ao Minuto

16:49 - 19/02/18 por Lusa

Mundo FAO

A situação é "uma questão preocupante" num continente com 1,7 mil milhões de pessoas, como referiu o diretor-geral adjunto para África da FAO, Bukar Tijani, em conferência de imprensa sobre África na capital sudanesa, Cartum, organizada pela Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO)

Em África, a "subnutrição passou de 21% para 23% entre 2015 e 2016", acrescentou Tijani, salientando que, "o número de pessoas subnutridas aumentou de 200 a 224 milhões no mesmo período".

"É uma questão de preocupação para todos nós", reiterou o diretor-geral adjunto para África da FAO, no primeiro de cinco dias de conferência na capital sudanesa, para discutir os meios de erradicação da fome e a insegurança alimentar no continente.

O aumento da insegurança alimentar é devido às alterações climáticas, com uma sequência de catástrofes naturais (inundações, seca e más colheitas) e aos conflitos, como na Somália, no Sudão do Sul e na República Centro Africana.

Tijani referiu que, nestes países, "mesmo quando a alimentação está disponível, os alimentos são (frequentemente) muito caros e pode atingir áreas de conflito".

O crescimento económico em África está a aumentar e os mercados agrícolas e de alimentos devem chegar a mil milhões de dólares (805 milhões de euros) até 2030, segundo estimativas, criando oportunidades para novos investimentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório