Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Turquia detém 786 pessos por criticarem operação militar em Afrine

O número de pessoas detidas na Turquia por criticarem a ofensiva militar turca no enclave curdo de Afrine (norte da Síria), lançada a 20 de janeiro, ascende a 786, informou hoje o canal CNNTurk.

Turquia detém 786 pessos por criticarem operação militar em Afrine
Notícias ao Minuto

11:31 - 19/02/18 por Lusa

Mundo Conflito

O balanço divulgado pelo Ministério do Interior há uma semana era de 666 detidos.

Estes são acusados de "propaganda terrorista" a favor do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), ligado segundo Ancara à milícia curda síria Unidades de Proteção do Povo (YPG), que o exército turco combate em Afrine.

O governo turco proibiu qualquer protesto público contra a operação militar "Ramo de Oliveira", dirigida contra as YPG, e tem insistido que a população turca a apoia "a 100%".

Diversos ativistas denunciaram que, na atual situação, dizer simplesmente que se prefere a paz à guerra é considerado um crime na Turquia.

O Partido Democrático dos Povos (HDP, de esquerda e pró-curdo) posicionou-se claramente contra a intervenção militar, posição igualmente manifestada por 173 escritores, artistas e intelectuais numa carta aberta.

O exército turco indica que, desde o início da ofensiva, "neutralizou" (abateu, feriu ou capturou) 1.641 milicianos das YPG, enquanto o Observatório Sírio dos Direitos Humanos dá conta de 163 combatentes curdos mortos, além de pelo menos 77 civis.

Pelo menos 31 soldados turcos morreram desde o início da ofensiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório