Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Pai de Otto Warmbier na cerimónia de abertura dos JO da Coreia do Sul

Fred Warmbier vai fazer parte da delegação norte-americana a convite de Mike Pence. Iniciativa é vista como uma forma de pressionar o regime de Pyongyang.

Pai de Otto Warmbier na cerimónia de abertura dos JO da Coreia do Sul
Notícias ao Minuto

22:53 - 05/02/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul na próxima sexta-feira vai contar com um convidado especial: Fred Warmbier, pai de Otto Warmbier, o estudante norte-americano de 22 anos que regressou em coma da Coreia do Norte depois de ter sido condenado a uma pena de trabalhos forçados e acabou por morrer.

Mike Pence, vice-presidente dos Estados Unidos, afirmou no seu Twitter estar honrado por Fred Warmbier se juntar à comitiva norte-americana que vai estar presente em Pyeongchang.

Estes Jogos Olímpicos estão a proporcionar uma aproximação entre as duas Coreias, que inclusive vão desfilar sob a mesma bandeira na cerimónia de abertura destas Olimpíadas.

De acordo com o Washington Post, esta iniciativa de Mike Pence está a ser vista como uma forma de pressionar o regime norte-coreano. Como o próprio destaca no seu tweet, Fred Warmbier e a sua esposa “recordam ao mundo as atrocidades que estão a acontecer na Coreia do Norte”.

Otto Warmbier foi condenado em 2016 a uma pena de 15 anos de trabalhos forçados depois de ter roubado um sinal de um hotel.

As autoridades norte-coreanas disseram que Otto entrou em coma porque sofria de botulismo, algo que foi disputados pelos médicos nos Estados Unidos. Os pais do estudante argumentaram que Otto foi torturado pelo regime de Pyongyang.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório