Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Jogos de Inverno: Comité Paralímpico bane atletas russos

Cerca de 30 atletas serão autorizados a participar no evento como neutros.

Jogos de Inverno: Comité Paralímpico bane atletas russos

O Comité Paralímpico Internacional confirmou o banimento da Rússia nos Jogos de Inverno de PyeongChang-2018, mas deverá abrir algumas exceções para alguns atletas do país participarem como neutros. A posição foi comunicada esta segunda-feira pelo presidente do IPC, Andrew Parsons.

Já em 2016, a Rússia tinha sido impedida de participar nos Jogos Paralímpicos do Rio. Castigo atribuído devido ao escândalo de doping que veio à tona após os Jogos de Inverno de Sochi, em 2014.

Segundo Parsons houve um “progresso significante” na realização de exames antidoping entre os atletas russos e, tendo em conta esse desenvolvimento, o Comité irá permitir a participação de 30 a 35 desportistas daquele país, em PyeongChang.

“Apesar da suspenção do Comitê Paralímpico da Rússia continuar, estamos mais confiantes que o sistema antidoping da Rússia está menos corrompido. Também testemunhamos mudanças culturais e de comportamento”, disse Parsons.

Os atletas russos selecionados competirão como neutros em modalidades como biatlo, snowboard e curling. Em Sochi, a delegação russa tinha cerca de 70 atletas, ou seja, o dobro dos competidores que o país poderá enviar aos próximos Paralímpicos de Inverno.

A Rússia também também quase se viu impedida de mandar uma delegação às Olimpíadas de Inverno deste ano. Seguindo o exemplo da entidade paralímpica, O Comité Olímpico Internacional, chegou a vetar totalmente a participação de atletas russos nos Jogos. Porém, na última semana autorizou 169 desportistas do país a participem nos jogos de PyeongChang 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório