Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Solução política à vista na Alemanha. SPD vai negociar com Merkel

O Partido Social-Democrata (SPD) alemão decidiu, em congresso extraordinário, avançar para uma nova coligação com a União Democrata-Cristã (CDU) de Angela Merkel.

Solução política à vista na Alemanha. SPD vai negociar com Merkel
Notícias ao Minuto

15:35 - 21/01/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Martin Schulz

O impasse político na Alemanha pode estar prestes a chegar ao fim. Depois de se reunir em congresso extraordinário para votar a entrada ou não em conversações com a CDU de Angela Merkel, o SPD votou favoravelmente a uma nova coligação, avança a Associated Press.

Depois de quatro anos de governo conjunto, as últimas eleições na Alemanha, realizadas em setembro, pareciam ter levado ao fim do acordo entre Martin Schulz e Angela Merkel. Derrotado, o SPD disse que o seu partido iria ser oposição, obrigando a CDU a negociar com outros partidos.

No entanto, as negociações para coligação jamaica, com os Verdes e o Partido Liberal, falharam, deixando a Alemanha num grande impasse, temendo-se uma nova ida às urnas. 

O SPD acabou por recuar e passou admitir a reedição da coligação dos últimos anos. A decisão de Schulz não foi consensual e, por esse motivo, os sociais-democratas decidiram convocar um congresso extraordinário para este domingo, em que participaram mais de 600 militantes e dirigentes do partido.

Este domingo, em Bona, 362 delegados votaram a favor das negociações com a CDU, tendo 279 votado contra. Nesse sentido, apesar do "sim" às negociações ter saído vencedor, a divisão interna no SPD ficou bastante vincada. 

Nós próximos dias é expectável que Martin Schulz e Angela Merkel se sentem à mesa para negociar, aliviados por não terem de ir novamente às urnas, mas conscientes da dificuldade no entendimento entre os dois partidos. O hipotético acordo que saia das negociações terá ainda de ser aprovado pelos dois partidos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório