O rapper norte-americano Fredo Santana morreu esta sexta-feira à noite. Tinha 27 anos e era um dos valores emergentes na cena de hip-hop nos Estados Unidos. Embora ainda não tenha sido divulgada oficialmente a causa da morte de Fredo Santana, o site TMZ está a avançar que o rapper terá morrido na sequência de um ataque causado pelo consumo da substância.
A morte de Fredo Santana pode estar relacionada com o consumo prolongado de lean ou purple drank, uma droga que se tornou bastante popular entre os rappers nos Estados Unidos.
O lean consiste num antibiótico para a tosse, misturado com outras bebidas e fruta. O problema é que o antibiótico para a tosse contém codeína, uma substância que gera uma dependência grande e que se for tomada de forma prolongada pode colocar sérios riscos à saúde.
Em outubro do ano passado, Fredo Santana já tinha sido internado no hospital. Os seus rins e fígado estavam a falhar. O rapper recuperou mas admitiu na altura que esses problemas de saúde estariam relacionados com o consumo prolongado de lean.
Drake já lamentou a morte de Fredo Santana no seu Instagram. “Descansa em paz Santana”, escreveu Drake num tweet que está acompanhado de um fotografia dos dois músicos.
Fredo Santana aparece no videoclip de um dos êxitos de Drake, ‘Hold On, We’re Coming Home’.