Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Stan Smith: Sabe qual é a história que o mundo traz nos pés?

Stan Smith é a cara de uma das sapatilhas mais famosas do mundo. Hoje, no dia do seu aniversário, o Notícias ao Minuto falou com o antigo tenista e recorda a história destes ténis: "Tem sido fantástico ver a quantidade de pessoas que usa os ténis com a minha imagem”.

Stan Smith: Sabe qual é a história que o mundo traz nos pés?
Notícias ao Minuto

08:09 - 14/12/17 por Inês André de Figueiredo com Filipa Matias Pereira

Mundo Aniversário

Stan Smith. É difícil nunca ter ouvido falar deste nome, improvável não saber que se trata de umas sapatilhas e até (quase) impossível não conhecer alguém que tenha umas. Por outro lado, é muito fácil não saber a história destes ténis e desconhecer que Stan Smith é uma pessoa de 'carne e osso' e não apenas um modelo de ténis da Adidas.

A história remonta a 1963, altura em que o filho do fundador da Adidas resolveu criar umas sapatilhas em pele com buracos na parte lateral para que os pés dos jogadores transpirassem melhor. Dois anos depois, houve a associação do modelo ao tenista francês Robert Haillet, mas a sua carreira acabou rápido e sem nunca ter ganhado um 'grand slam'. E Stan Smith -  número um do mundo à época - surgiu como uma solução: provavelmente a mais vitoriosa da vida da Adidas.

Muita gente pensa que eu sou um sapato. Nem sequer sabem que sou um tenista”, disse um dia Stan Smith à revista Tennishead. E esta frase descreve muito bem a história das sapatilhas, já que o seu sucesso ultrapassou toda a história deste tenista.

As sapatilhas foram fabricadas várias vezes ao longo dos últimos 30 anos, mas em 2014 voltaram em força, passando a ser o modelo mais vendido de sempre da Adidas, com 44 milhões de pares vendidos. Em Portugal, o modelo continua a fazer sucesso e a estar nos pés de milhares de lusos.

Mas, afinal, quem é Stan Smith?

A deslizar na terra batida, a acelerar no piso rápido ou a marcar pontos na relva de Wimbledon, Stan Smith foi um dos maiores tenistas da história deste desporto a nível mundial. Hoje, comemora 71 anos e, em declarações ao Notícias ao Minuto, diz-se um “homem muito feliz”.

Ao longo da sua carreira, ganhou sete títulos de ‘grand slam’ nas 14 finais de grandes torneios que teve oportunidade de jogar, quer em singulares quer em pares. Dizem os entendidos que era um especialista no serviço e no vólei (jogar à rede) e era nesta posição que marcava a diferença perante o adversário.

Notícias ao MinutoStan Smith, o tenista que dá nome a um modelo de ténis da Adidas© Reuters

A paixão pelo ténis, confessa, nasceu porque os pais “jogavam ténis e resolveram inscrever os filhos numa escola”, onde praticavam “quatro horas por semana com o treinador Pancho Segura” - tenista profissional equatoriano.

Em 1972, Stan estava no auge da sua carreira quando a Adidas decidiu patrociná-lo, colocando a sua imagem na ‘língua’ das sapatilhas – na altura as mais inovadoras do mercado. E os Stan Smith, como ficaram conhecidos, acompanharam, a ‘par e passo’, o seu percurso de sucesso.

Chegou a altura em que teve de ‘arrumar’ as sapatilhas e dizer adeus aos courts. Mas os ténis não ficaram na gaveta por muito tempo, já que os Stan Smith voltaram a ganhar projeção e, hoje em dia, estão, literalmente, nos pés de todo o mundo.

Notícias ao MinutoStan Smith com as sapatilhas que são 'a sua cara'© Facebook Stan Smith

De diferentes cores, padrões e texturas, as sapatilhas da Adidas são usadas por diferentes gerações de “rapazes e raparigas, homens e mulheres de diferentes idades e culturas em todo o mundo… tem sido fantástico ver a quantidade de pessoas que usa os ténis com a minha imagem”, afirma.

Já lá vão algumas anos desde a última vez que pisou um court em competição, mas ao Notícias ao Minuto garantiu que não tem muitas saudades. “Gosto de ver os jogadores atuais e fico, de certa forma, contente por não ter de os defrontar. Há muito talento no ranking ATP neste momento”, confessa.

Com o ténis no coração, Stan comemora hoje o seu aniversário junto dos quatro filhos e dos 12 netos – uma família unida que o faz sentir-se um “homem concretizado”.

Notícias ao MinutoStan Smith, ex-tenista e protagonista do modelo Adidas com o seu nome© Getty Images

Recomendados para si

;
Campo obrigatório