Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Os documentos de Bin Laden. Terrorismo, desenhos animados e crochet

Documentos divulgados pela CIA revelam alguns dos planos da Al Qaeda e demonstram um gosto 'caricato' de Osama Bin Laden.

Os documentos de Bin Laden. Terrorismo, desenhos animados e crochet
Notícias ao Minuto

19:23 - 02/11/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo CIA

A CIA divulgou cerca de 470 mil ficheiros do computador pessoal de Osama bin Laden, o antigo líder da Al Qaeda, que durante muitos anos foi o homem mais procurado do mundo.

Os documentos agora divulgados foram recuperados em 2011, no Paquistão, no complexo onde o saudita esteve escondido durante algum tempo, antes de ser morto pelas forças especiais norte-americanas.

Entre os ficheiros agora tornados públicos, está um diário do ex-líder jihadista, bem como dezenas de áudios e vídeos, incluindo famosos filmes de hollywood e de comédia. Para além disso, muitos documentos revelam alguns planos da Al Qaeda, nomeadamente a sua relação com outros grupos terroristas e/ou países.

Ficamos então a saber que a Al Qaeda mantinha contactos com o Irão, uma vez que ambos tinham um inimigo em comum, os Estados Unidos. O grupo jihadista demonstrou-se disponível para causar danos à Arábia Saudita, principal adversário regional dos iranianos, bem como para disponibilizar campos de treino para o Hezbollah libanês.

Apesar de não ter vivido tempo suficiente para assistir à Primavera Árabe, Osama bin Laden já tinha escrito sobre o assunto, antevendo os tumultos na região. Ficamos também a saber que o saudita ficou a controlar a organização terrorista praticamente até à sua morte, e que o Afeganistão e o Iraque mereceram especial atenção nos planos do grupo. Surgem também várias referências à relação entre a Al Qaeda e o agora autodesignado Estado Islâmico, estando já salientes algumas divergências entre os dois grupos terroristas.

Filmes de animação, crochet e Hamza bin Laden

Mas os documentos divulgados pela CIA não demonstram apenas o funcionamento e os planos da Al Qaeda. Revelam, também, conteúdos, no mínimo, caricatos.

Osama bin Laden, pelos vistos, tinha interesse no cinema de Hollywood, e no seu computador tinha centenas de filmes. Para além disso, tinha um gosto particular em filmes de animação, como ‘Batman Gotham Knight’, ‘Chicken Little’ ou ‘Cars’.

Mas o 'caricato' não se fica por aqui e, pelo que foi divulgado, Osama bin Laden tinha interesse em crochet, pelo menos é o que o vídeo tutorial encontrado dá a entender. Para além disso, gostava de vídeos virais, como demonstram as imagens de gatos e o famoso vídeo Charlie bit my finger.

Um outro vídeo particularmente relevante é o do casamento do seu filho Hamza bin Laden, um dos símbolos da propaganda da Al Qaeda. Até ao momento, não existem fotografias de Hamza em adulto, pelo que a CIA acredita que estas imagens podem ser muito importantes para descobrir o paradeiro de um dos rostos da Al Qaeda. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório