Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Morreu Fats Domino. Rock'N'Roll está de luto

Fats Domino era um dos mais importantes cantores, compositores e pianista do Rock'N'Roll. Tinha 89 anos.

Morreu Fats Domino. Rock'N'Roll está de luto
Notícias ao Minuto

16:22 - 25/10/17 por Ana Lemos com Lusa

Mundo Óbito

O músico norte-americano Fats Domino, pioneiro do rock'n'roll, conhecido por canções como 'Blueberry Hill' e 'Ain't that a shame', morreu esta terça-feira aos 89 anos.

Considerado um dos músicos mais influentes do rock e do R&B dos anos 1950 e 1960, que vendeu mais de 110 milhões de discos, Antoine 'Fats' Domino Jr. morreu em casa no Lousiana rodeado pela família.

Fats Domino estava retirado há vários anos dos palcos por razões de saúde. Uma das últimas atuações públicas, recebida entre aplausos e emoção, foi em 2007 no clube Tipitina, em Nova Orleães, cidade à qual permaneceu toda a vida ligado.

Filho de um violinista, Fats Domino nasceu em Nova Orleães a 26 de fevereiro de 1928. Aprendeu sozinho a tocar piano, interpretando vários temas populares de blues, ragtime e boogie-woogie, e abandonou a escola aos 14 anos.

Em 1949, assinou contrato com a editora Imperial pela qual se estreou a gravar o tema 'The fat man', mas só mais tarde teve sucesso, quando em 1955 gravou 'Ain't that a Shame'.

Foi o músico Bill Diamond que o apelidou de Fats Domino porque a técnica dele ao piano fazia recordar os pianistas Fats Waller e Fats Pichon.

A partir de meados de 1950, foi uma parada de êxitos para Fats Domino, como descreve a Associated Press, com 'Be My Guest' e 'I'm Ready'. Elvis Presley chegou a dizer na altura, em 1969, que Fats Domino foi uma das suas maiores influências.

Em 1986 integrou o passeio da fama e no ano seguinte recebeu um Grammy de carreira.

Em 1998 foi distinguido com a Medalha Nacional para as Artes, mas nunca se deslocou à Casa Branca para a receber. Preferiu ficar em Nova Orleães, mantendo-se fiel ao que fez nas últimas décadas.

Fats Domino chegou a ser dado como desaparecido em 2005 quando o furacão Katrina atingiu Nova Orleães, já que se recusou a sair de casa por causa da mulher, que tinha problemas de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório