Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Anúncio de emprego polémico: "Procura-se babysitter magra"

Vários aspetos da oferta de emprego estão a gerar controvérsia nas redes sociais no Brasil.

Anúncio de emprego polémico: "Procura-se babysitter magra"
Notícias ao Minuto

08:03 - 19/10/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Brasil

Uma mulher natural de Fortaleza, no Brasil, publicou na sua página do Facebook um anúncio de emprego que está a deixar a internet em alvoroço.

A oferta é para babysitter, mas o que à partida parece uma oferta simples e normal de emprego vai revelando ser uma ofensa e até uma ditadura.

Senão vejamos. A mulher escreve que a babysitter terá de tomar conta de uma criança de três anos e de um bebé de três meses. Posto isto, os requisitos para o posto de trabalho passam por ter experiência, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, não ter filhos com menos de cinco anos e não usar o telemóvel durante as horas de trabalho.

Mas a lista de requisitos não se fica por aqui.

No anúncio, conta a Globo, é pedido ainda que a candidata saiba “preparar os alimentos, alimentar, banhar e cativar as crianças”, bem como “saber brincar com as crianças entrando no mundo delas” e ter “disponibilidade para viajar aos fins-de-semana e nas datas comemorativas”.

Notícias ao Minuto[Legenda]© Facebook

A polémica instalou-se com o requisito “ser magra”. No anúncio é explicado que a babysitter terá de caber no carro entre duas cadeirinhas de bebés, razão pela qual é pedido que a candidata não tenha excesso de peso. É também pedido que a futura babysitter seja “discreta”, “educada”, tenha “boa aparência” e trabalhe durante 15 dias seguidos, tendo 15 dias seguidos de folga.

Para rematar, a mulher escreve ainda na descrição da vaga de emprego que “no horário em que as crianças estão fora de casa [a babysitter] deverá auxiliar nas atividades da casa – limpeza, organização, cozinhar”.

A remuneração oferecida é de mil reais com possibilidade de receber um bónus por desempenho.

Os internautas já teceram vários comentários depreciativos relativamente a esta oferta de emprego, referindo que se trata de “escravidão” e que o pagamento é irrisório para o volume de trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório