Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Mariano Rajoy vai à Galiza visitar zonas afetadas pelos incêndios

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, anunciou que se desloca hoje à região autónoma da Galiza para visitar as zonas afetadas pelos incêndios, que já causaram três mortos, e recolher informação sobre os trabalhos de extinção dos fogos.

Mariano Rajoy vai à Galiza visitar zonas afetadas pelos incêndios
Notícias ao Minuto

10:46 - 16/10/17 por Lusa

Mundo Espanha

"Vou deslocar-me à Galiza. Solidariedade de toda a Espanha e coordenação leal para vencer o fogo e ajudar a população", disse Mariano Rajoy, numa mensagem na rede social Twitter.

O chefe do executivo tinha previsto inicialmente participar na habitual reunião de segunda-feira do Comité de direção do Partido Popular (direita), mas alterou a agenda devido à situação naquela comunidade autónoma, onde se registaram cerca de 150 incêndios desde sexta-feira passada.

Hoje de manhã, a Galiza tinha 16 locais com núcleos habitacionais em risco devido aos fogos em várias zonas.

O presidente da Junta da Galiza descreveu ao final da noite de domingo como complexa a situação naquela região espanhola devido a uma "atividade incendiária homicida", seca persistente e descontrolo dos incêndios em Portugal, que "saltaram o [rio] Minho" pela primeira vez.

Alberto Núñez Feijóo disse que transmitiu à ministra da Agricultura, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente, Isabel García Tejerina, a sua preocupação por Portugal não conseguir apagar os seus incêndios e os fogos com origem em território português estarem a entrar na Galiza.

"Pela primeira vez, vemos como os fogos saltam o rio Minho e incendiavam As Neves, Salvaterra [do Miño], Porriño e outros lugares limítrofes", afirmou o presidente da Junta da Galiza, citado pela agência espanhola EFE.

O Governo português anunciou no domingo que acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos, mas que Espanha não pôde responder ao pedido de ajuda por causa dos incêndios na zona da Galiza.

O Governo espanhol mobilizou 29 meios aéros e quatro brigadas de reforço para combater os incêndios florestais que afetam a Galiza, Castela e Leão e as Astúrias.

Em Portugal, os incêndios que deflagraram no domingo provocaram pelo menos 27 mortos e dezenas de feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório