Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Coreia do Norte confirma sexto teste nuclear. "O mais poderoso de sempre"

A Coreia do Norte confirmou que realizou o sexto teste nuclear este domingo. Este foi "o mais poderoso e potente" teste realizado até agora, ao ponto de ter provocado um abalo sísmico artificial de 6.3.

Coreia do Norte confirma sexto teste nuclear. "O mais poderoso de sempre"
Notícias ao Minuto

07:39 - 03/09/17 por Melissa Lopes

Mundo Tensão

O abalo sísmico artificial de forte intensidade sentido em Punggye-ri, na Coreia do Norte, foi resultado de mais um teste nuclear levado a cabo pelo regime de Pyongyang, confirmou a próprio regime. Tratou-se de um teste que provocou um abalo "cinco a seis vezes superior mais potente" do que os provocados pelos testes anteriores, segundo a confirmação oficial. 

Antes, os serviços meteorológicos haviam dito que o abalo sentido teria sido dez vezes superior aos dos anteriores testes. "Não foi somente 9,8 vezes mais potente do que o ensaio nuclear feito em setembro de 2016, foi também o mais potente" até agora realizado pelo regime de Pyongyang, declarou à Yonhap um responsável dos serviços meteorológicos coreanos.

A confirmação oficial foi feita às 7h30 (hora de Lisboa) por uma jornalista da televisão estatal que afirmou que a Coreia do Norte havia testado "com sucesso" uma bomba de hidrogénio - conhecida como 'bomba H' - desenvolvida para ser instalada num míssil balístico intercontinental. 

O teste surge poucas horas depois de o regime ter anunciado que estava a desenvolver uma arma nuclear mais avançada com “enorme poder de destruição” e que o líder, Kim Jong Un, havia estado a inspecionar a integração de uma bomba de hidrogénio num míssil balístico intercontinental, um míssil de longo alcance desenvolvido para carregar armas nucleares.

A informação tinha sido avançada pela agência de notícias coreana KCNA, citada pela AFP, que explicou que “o poder de uma bomba de hidrogénio é ajustável a centenas de quilotoneladas e pode ser detonada a altitudes elevadas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório