Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Polícia catalã recebe homenagem popular. Rosas para os "heróis"

Um homenagem popular em peso, este sábado, no final da manifestação contra o terrorismo, que decorreu em Barcelona.

Polícia catalã recebe homenagem popular. Rosas para os "heróis"
Notícias ao Minuto

20:45 - 26/08/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Barcelona

De acordo com os dados oficiais, cerca de meio milhão de pessoas desfilaram este sábado no centro de Barcelona, numa manifestação contra o terrorismo depois dos atentados da semana passada, nas Ramblas e em Cambrils, Tarragona. Sob a égide “No Tinc Por” (“não tenho medo”), milhares de pessoas empunharam cartazes sobre paz, justiça e amor, numa altura em que o debate sobre separação e divisão se encontra aceso.

A manifestação tinha à cabeça representantes de todas as forças de segurança – Mossos d’Esquadra, Polícia Nacional, Guarda Civil e polícias locais – e todos foram homenageados mas com destaque para a polícia catalã, que se notabilizou no decorrer dos atentados que vitimaram 15 pessoas e fizeram cerca de 130 feridos.

No final da manifestação, dezenas de voluntários distribuíram entre os manifestantes milhares de flores vermelhas, amarelas e brancas, em representação das cores da cidade de Barcelona. Os populares distribuíram-nas pelos elementos das forças de autoridade presentes.

“Foi muito bonito ver as pessoas a manifestar-se pela paz com rosas nas mãos e muito emotivo quando no fim as deixaram com os Mossos”, indicou uma catalã, através do Twitter, onde foram publicadas várias imagens do momento.

“Quando há palavras a mais, falam as lágrimas”, escreveu outra utilizadora, numa imagem de uma agente em lágrimas com rosas ao peito. “Nem todos os heróis usam capa”, acrescentou outro espanhol, em publicações que pode ver abaixo.

A polícia catalã agradeceu o gesto, através da sua conta de Twitter.

Ada Colau e Carles Puigdemont, autarca e presidente regional da Catalunha, respetivamente, lideram a marcha em Barcelona, mas houve concentrações noutras cidades, como Madrid, Valência, Alicante, Castelló e Vigo, com o mesmo lema e início à mesma hora, às 18:00 locais (17h00 em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório