Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Ataque em Barcelona estava preparado para ser ainda mais mortífero

O duplo atentado em Espanha, primeiro em Barcelona e depois em Cambrils, estava a ser preparado ao pormenor para matar um enorme número de pessoas. A explosão na casa onde tudo estava a ser preparado levou ao improviso.

Ataque em Barcelona estava preparado para ser ainda mais mortífero
Notícias ao Minuto

08:20 - 20/08/17 por Inês André de Figueiredo

Mundo Espanha

A ideia de que o atentado de Barcelona poderia ser ainda mais sanguinário é cada vez mais uma hipóteses colocada em cima da mesa, principalmente depois da confirmação de que a explosão numa casa de Alcanar tem ligações à célula que agora estará a ser desmantelada.

Alegadamente, e tendo em conta o El Español, os terroristas planeavam um triplo ataque com recurso a carrinhas armadilhadas com explosivos. A Sagrada Familia, as Ramblas e a zona do Porto de Barcelona seriam os alvos, todos eles conhecidos pela grande afluência de pessoas.

A inesperada explosão na residência onde os atacantes planeavam o ataque acabou por levar a um improviso, primeiramente com um atropelamento sem explosivos nas Ramblas e mais tarde em Cambrils.

O jornal espanhol divulga que os terroristas preparavam ataques com atropelamentos, mas em que os automóveis usados iriam repletos de explosivos, com o intuito de vitimar o maior número de pessoas possível.

Os Mossos d’Esquadra, como são conhecidos os agentes de polícia espanhóis, confirmaram que as bombas que explodiram na casa em causa são as utilizadas pelo Estado Islâmico, que viria mais tarde a reivindicar os dois atentados.

A explosão na casa de Alcanar, onde morreu um dos jihadistas e outro ficou gravemente ferido, acabou por 'salvar' Barcelona de um ataque planeado e bem mais mortífero, os objetivos iniciais dos terroristas.

Recorde-se que morreram 14 pessoas e ficaram feridas cerca de 130 nos dois ataques.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório