Com a vida de dezenas de passageiros ‘nas mãos’, os pilotos de aviões comerciais são obrigados a cumprir uma série de regras rígidas. Com base nos regulamentos da Administração Federal de Aviação norte-americana, o Independent enuncia algumas.
Dispositivos eletrónicos estão proibidos no cockpit. Os pilotos não podem usar smartphones, tablets, e-readers, sistemas de jogos e leitores mp3 salvo em circunstâncias excecionais.
Dependendo das companhias aéreas, os pilotos não estão autorizados a ler livros durante o voo, mas podem ler o jornal ou documentos associados ao avião e procedimentos de voo.
Durante as fases cruciais do voo, o piloto e copiloto devem evitar ter “conversas não essenciais”. A chamada “regra de cockpit estéril", aplica-se nas descolagens, assim que o avião ultrapasse ou desça abaixo dos 10 mil pés de altitude.
Foi introduzida nos EUA em 1974, após um acidente onde os dois tripulantes estariam distraídos a conversar sobre assuntos "não pertinentes".
Piloto e copiloto podem comer no cockpit, mas a refeição de ambos não pode ser a mesma. Desta forma se um dos dois ficar indisposto o outro está em condições de assumir os comandos.
Dormir durante curtos períodos de tempo, sem entrar em sono profundo, é permitido nos voos de longo curso. Nos Estados Unidos, os pilotos devem dormir a cada oito horas de voo, revezando-se.