Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 24º

Brexit: Sem progressos nas questões base não há avanços nas negociações

O responsável da União Europeia (UE) para o 'Brexit', Michel Barnier, defendeu hoje a necessidade de "mais progressos" nas questões de base antes de se avançar nas negociações sobre o futuro das relações entre Londres e UE.

Brexit: Sem progressos nas questões base não há avanços nas negociações
Notícias ao Minuto

12:22 - 12/07/17 por Lusa

Mundo Michel Barnier

preciso que se alcance um progresso suficiente em todas as questões iniciais antes de podermos discutir as relações futuras", disse Barnier, em conferência de imprensa.

As "questões iniciais" prendem-se, nomeadamente, com os direitos dos cidadãos da UE que residem no Reino Unido e que Barnier considera não estarem suficientemente salvaguardados na proposta apresentada no final de junho por Londres.

O reagrupamento das famílias foi um dos exemplos que o negociador chefe da UE apresentou como insuficientes para o bloco europeu.

Em causa estão ainda a falta de acordo sobre a 'fatura' que o Reino Unido terá que pagar para abandonar o bloco europeu e a questão da fronteira da Irlanda.

Sem haver progressos nestas áreas, não poderá ser discutido um futuro acordo comercial entre a UE e Londres.

Barnier lembrou ainda que o prazo de março de 2019 se vai aproximando.

Na sequência do referendo a 23 de junho de 2016, o Reino Unido invocou, a 29 de março último, o artigo 50.º do Tratado de Lisboa que permite a saída de um Estado-membro do bloco europeu.

O 'divórcio' só acontecerá depois de pelo menos dois anos de negociação com os outros 27 Estados-membros da UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório