Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Lugares da Ryanair atribuídos de forma aleatória? Estudo diz que não

Estudo diz mesmo que é mais provável ganhar a lotaria do que ver um lugar ser-lhe atribuído de forma aleatória num voo da Ryanair.

Lugares da Ryanair atribuídos de forma aleatória? Estudo diz que não
Notícias ao Minuto

17:54 - 30/06/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Aviação

Na Ryanair é possível, pagando uma taxa extra, escolher o lugar. Os restantes lugares serão atribuídos de forma aleatória. Mas no Reino Unido têm surgido críticas de clientes que dizem que estão a ser colocados num lugar do meio (o menos apreciado num avião) e que tal não parece ser aleatório.

Na prática, os clientes queixavam-se de esta aleatoriedade estar de forma consistente a separar famílias e casais, algo que a companhia de aviação tem negado.

Mas as queixas de clientes chegaram ao ‘Watchdog’, um programa da BBC dedicado ao consumidor, que decidiu fazer o seu próprio teste ao algoritmo que atribui os lugares.

Para tal, a BBC juntou grupos de quatro pessoas, que adquiriram bilhetes em quatro voos separados da Ryanair. Todos estas pessoas viram ser-lhes atribuído um lugar do meio no avião.

A BBC pediu depois ajuda à Universidade de Oxford e as conclusões de Jennifer Rogers, especialista em estatística, apontam para um fenómeno matemático curioso: é mais provável um passageiro ganhar a lotaria do que ver um lugar ser-lhe atribuído de forma aleatória.

Esta especialista calculou as hipóteses de todos os quatro elementos de um grupo ficaram com um lugar do meio, atribuído de forma aleatória. A probabilidade é à volta de 1:540,000,000, enquanto as hipóteses de ganhar o jackpot da lotaria naquele país é de 1:45,000,000.

“Isto significa que é 10 vezes mais provável ganhar a lotaria do que estar num grupo em que toda a gente fica com um lugar no meio atribuído aleatoriamente”, lê-se nas conclusões publicadas no site da universidade.

Já após este programa da BBC ter sido exibido, na noite de quarta-feira, a Ryanair assegurou em comunicado que não levou a cabo nenhuma alteração da sua política.

A companhia aérea defende ainda que a razão para haver mais pessoas a serem colocadas aleatoriamente nos lugares do meio é simples: há mais pessoas a pagar a taxa extra (de dois euros) para poder escolher os lugares. As preferências, naturalmente, vão para os lugares junto à janela e os lugares junto ao corredor, ao invés do habitualmente indesejado lugar do meio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório